ALERTA

SP: Casos de covid no último mês superam total dos 100 primeiros dias da pandemia

Desde 27 de novembro, quase 197 mil paulistas tiveram diagnóstico positivo confirmado; média diária de casos mais de 60%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Prefeituras de 12 cidades do litoral paulista decidiram não enquadrar as cidades na fase vermelha do Plano São Paulo e praias permaneceram lotadas ao longo de todo feriado de Natal - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os novos casos de infecção pelo coronavírus registrados nos últimos 30 dias no estado de São Paulo superaram em mais de 50% o total de diagnósticos positivos confirmados nos 100 primeiros dias da pandemia de covid-19.

Segundo o governo de João Doria (PSDB), foram 196.909 novas contaminações entre 27 de novembro e 27 de dezembro. Já entre 26 de fevereiro -- quando houve a primeira confirmação de covid-19 no estado -- e 4 de junho, quando completaram-se os cem dias iniciais, foram  registrados 129.200 casos. 

Frente à evolução da doença, movimento que também acontece em nível nacional, o governo enquadrou o estado em caráter extraordinário na fase vermelha do Plano São Paulo do dia 25 até este domingo (27), quando apenas os serviços essenciais puderam funcionar. 

Outros índices explicitam a proliferação acelerada da pandemia. Em dezembro, por exemplo, a média diária de casos de infecção cresceu 66% em relação ao mês anterior. 

Foram 7.217 novos casos por dia contra 4.344 registros diários em novembro. Também houve um aumento expressivo em relação aos óbitos: enquanto no mês passado eram 91 por dia, este mês a média saltou para 148 - um aumento de 61%.

:: "O seguro mesmo é não confraternizar", diz infectologista sobre festas de fim de ano ::

Dados dos 30 dias anteriores à véspera do Natal, 24 de dezembro, também endossaram  que a média móvel de mortes no estado havia aumentado 53%.

Conforme nota divulgada pelo governo, as equipes da Vigilância Sanitária estadual realizaram 3.383 inspeções e 90 autuações em todo o estado no feriado de Natal, incluindo bares, baladas e festas clandestinas. 

Números atualizados

Segundo boletim divulgado neste domingo (27) pela Secretaria de Saúde do governo paulista, nesses dez meses de pandemia foram registrados em todo o estado 45.863 mortes e 1.426.176 casos confirmados. 

Entre o total de casos diagnosticados, 1.260.722 pessoas estão recuperadas, sendo que 152.839 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

:: Sem data oficial para vacinação, Brasil registra mais de 191 mil mortes por covid-19 :: 

Ontem, todos os 645 municípios de São Paulo tinham, pelo menos, uma pessoa infectada,  sendo 604 com um ou mais óbitos. O número de pacientes internados era de 10.648, sendo 5.806 em enfermaria e 4.842 em unidades de terapia intensiva.

Já as taxas de ocupação dos leitos de UTI eram de 65,6% na Grande São Paulo e 61,1% em todo o estado. 

Foco de transmissão

As imagens das praias do litoral paulista lotadas ao longo dos últimos dias do feriado de Natal, sem o cumprimento dos protocolos sanitários essenciais para frear o vírus, anunciam o agravamento do cenário. 

A chegada das festas de fim de ano se tornou a principal preocupação dos infectologistas e profissionais da saúde e todos os temores dos especialistas parecem se concretizar.

Apesar da adoção da fase vermelha extraordinária pelo governo estadual, prefeituras de 12 cidades do litoral paulista  decidiram não cumprir a determinação. Ainda que as cidades tenham alegado ter reforçado a fiscalização dos protocolos, a pressão dos comerciantes foi muita e grandes aglomerações nas faixas de areia foram registradas. 

:: Vírus mutante avança na Europa e Bolsonaro diz “não dar bola” para urgência da vacina ::

Entre os municípios litorâneos que decidiram manter a fase amarela do Plano São Paulo estão Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e os nove municípios da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Peruíbe, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Itanhaém e Mongaguá. 

No interior, Bauru também não adotou medidas mais restritivas. Assim como Cotia e Mogi das Cruzes, na grande São Paulo. 

Conforme anunciado pelo governo Doria, entre os dias 1 e 3 de janeiro o estado retornará para a fase vermelha emergencial. Mas, a exemplo do feriado do Natal, a perspectiva é que as praias de SP continuem abarrotadas no réveillon.

Edição: Leandro Melito