Cores e sabores

As nutritivas cores dos alimentos

Nutricionista fala dos benefícios de uma alimentação diversificada para a saúde

Ouça o áudio:

Quanto mais colorida a refeição, maior a quantidade de nutrientes para o nosso corpo - RitaE por Pixabay
As vitaminas ficam por conta do mamão, da abóbora e da cenoura, de cor laranja

As propriedades nutritivas e benefícios dos alimentos também estão relacionados às cores das frutas, legumes, verduras, grãos. A nutricionista Bianca Blanco explica quais cores são indicadas para uma alimentação saudável.

Continua após publicidade

“A gente tem as grandes cores, o vermelho, o laranja, o roxo, o branco, e cada uma delas, quando a gente pensa em nutriente, elas acabam tendo uma concentração específica de nutrientes, não que não tenham os demais, mas tem uma concentração ”.

A nutricionista também conta que os alimentos de cor verde, como alface, brócolis, rúcula e couve ajudam o nosso corpo a gerar mais energia.

“O verde, ele é rico em ferro, fósforo e cálcio. Acabam atuando na proteção celular e auxiliam na produção de energia. A parte de fadiga mental, inclusive, que estamos passando devido o distanciamento, consumir alimentos mais verdes, também acaba colaborando”.

:: Que tal uma salada de frutas para aproveitar a temporada de mangas ? ::

Já, os alimentos vermelhos como morango, pimentão e tomate são fonte de carotenoide. “Ele é o precursor da vitamina A e vai ser importante para o coração, memória, pele, cabelo, olhos”, explica Bianca.

As vitaminas ficam por conta do mamão, da abóbora e da cenoura, de cor laranja. “Todos eles vão ter a vitamina C e também os carotenoides, além de ajudar no sistema imunológico, acabam agindo como antioxidante, ele retarda o envelhecimento”.

Os famosos de cor roxa, como a beterraba, o repolho, a azeitona e a alface roxa também reforçam o time.

“Eles são fonte de complexo B, principalmente niacina, potássio, a própria vitamina C e vai ajudar na saúde da pele e outras partes, além de retardar envelhecimento precoce. São alimentos extremamente antioxidantes”, finaliza Bianca.

Agora é só colorir o prato! Afinal, alimento é saúde. 


 

Edição: Michele Carvalho