Enem na pandemia?

Cartão de inscrição no Enem está disponível e indicando provas neste mês

Organizações estudantis e mobilizações pela internet cobram adiamento do exame

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Inep recomenda que o candidato leve-o no dia das provas para não esquecer as informações, - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Já está disponível, a partir desta terça-feira (5), o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O documento contém informações como número de inscrição, data, hora e local da prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O Cartão pode ser acessado por meio da Página do Participante, e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o candidato leve-o no dia das provas, que estão agendadas para os períodos de 17 a 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e de 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). 

Insegurança em relação às datas

As datas, divulgadas em julho de 2020, não batem com o período considerado ideal pela maioria dos participantes de uma pesquisa online, colocada no ar pelo governo federal. Pelo resultado da consulta, a maior parte dos estudantes preferia realizar o exame em maio de 2021. 

Leia mais: Desconsiderando realidade de estudantes, MEC autoriza aulas online no ensino superior

De acordo com o Ministério da Educação e o Inep, a decisão de aplicar as provas em janeiro foi acordada com as secretarias estaduais de educação e as universidades, levando em consideração o calendário acadêmico das instituições de ensino superior. A pasta alega que a realização das provas em maio causaria atrasos no próximo ano letivo e nos cronogramas do ProUni e do Fies.

:: Mau exemplo na pandemia, Bolsonaro força volta às aulas sem planejamento ::

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel, admitiu que alguns estudantes terão dificuldades, por causa do período sem aulas presenciais.

"Sabemos das dificuldades. Estamos em uma situação excepcional. Mas precisávamos tomar uma decisão para estabilizar as expectativas na sociedade e entendemos, junto com os secretários, que o mês de janeiro seria o melhor. Agora, sem dúvida, não apenas na rede pública, mas também na rede privada também temos dificuldades em vários aspectos", alega o secretário da pasta de Educação.

:: Periferias e pandemia: desigualdades, resistências e solidariedade :: 

Inicialmente, o exame estava previsto para ser aplicado em novembro deste ano, mas foi adiado depois de muita pressão da comunidade acadêmica. Houve questionamentos na Justiça e o Senado aprovou um projeto modificando a data.

:: Volta às aulas: protocolos não cumpridos e falta de estrutura preocupam ::

Na época da divulgação das datas, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG) soltaram uma nota em que criticam a decisão. Segundo o texto, a realização da enquete online já esbarrava na exclusão digital e não permitia a participação de todos.

"Questionamos a enquete realizada com datas sem critérios e a falta de soluções, por parte do governo, para as dificuldades apresentadas. Agora, a data escolhida pelos poucos estudantes que conseguiram votar não foi levada em conta. A escolha feita pelo Ministério da Educação demonstra que não existe um diálogo verdadeiramente democrático com os estudantes, profissionais da educação e saúde", ressalta um trecho da nota.

Adia Enem

Os pedidos de adiamento das provas neste mês de janeiro estão sendo impulsionados nas redes sociais pela campanha #adiaEnem. O tema é um dos mais comentados no Twitter e mobiliza a UNE e Ubes, além de estudantes e internautas em geral. 

O exame

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Edição: Daniel Lamir