América Latina

Ex-presidente da Bolívia Evo Morales está com covid-19; quadro de saúde é estável

Político de 61 anos está sob cuidados médicos, mas não foram divulgados detalhes sobre os sintomas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Um ano após o golpe de Estado na Bolívia, Evo Morales voltou "nos braços do povo", no final de 2020 - RONALDO SCHEMIDT / AFP

O ex-presidente boliviano Evo Morales, de 61 anos, foi diagnosticado com covid-19 na última terça-feira (12). A assessoria de comunicação informou que o quadro é estável e que o político do Movimento ao Socialismo (MAS) está sob cuidados médicos, mas não divulgou detalhes sobre os sintomas.

A Bolívia registra uma média móvel de mortes por coronavírus inferior a 30, e já fez um acordo com a Rússia por 5,2 milhões de doses da vacina Sputnik V.

Desde o início da pandemia, o país andino registrou 176.761 casos de covid-19 e 9.454 mortes.

Depois que a notícia do teste positivo de Morales foi divulgada na imprensa internacional, o próprio ex-presidente se pronunciou pelas redes sociais.

"Agradeço às tantas pessoas que se preocupam constantemente com minha saúde e bem-estar. Graças a Deus, à Pacha Mama e a tantas demonstrações de solidariedade do nosso povo, me encontro muito bem", informou.

Morales não faz parte do grupo de risco por ter menos de 65 anos. Ele costuma fazer exames de rotina desde abril de 2017, quando passou por uma cirurgia na laringe em Cuba para remover um tumor benigno nas cordas vocais. Há cerca de um ano, quando estava exilado na Argentina, o ex-presidente boliviano viajou novamente à ilha caribenha por motivos de saúde, mas não foram divulgados mais detalhes sobre seus exames.

Edição: Rodrigo Durão Coelho