Tecnologia

No Radinho BdF, crianças falam sobre a sua relação com as telas

Além de divertir, celulares e tablets ajudam os pequenos a estudar e ficar mais próximos dos amigos na quarentena

Ouça o áudio:

Os jogos estão entre as atividades preferidas das crianças ouvidas pelo Radinho BdF - Unsplash
A psicanalista Mônica Pessanha explica que e preciso sair um pouco do mundo virtual e ir para o real

Nesta quarta-feira (13), o Radinho BdF conversou com as crianças sobre o uso dos aparelhos tecnológicos, como celulares, tablets e computadores. Elas contam por que gostam tanto das telas e falam sobre os benefícios da tecnologia, sobretudo em tempos de pandemia. 

A Liz Gama Vouga, que tem 9 anos e mora em Juiz de Fora (MG), explica que se não fosse pelo aplicativo meet, ela não ia conseguir fazer aulas durante a quarentena. 

Entre as atividades preferidas dos pequenos no celular estão os jogos, eles ajudam a passar o tempo e a distrair. Mas, apesar de ser muito divertido passar horas e horas na frente das telas, a psicanalista Mônica Pessanha explica que também é preciso sair um pouco do mundo virtual e ir para o real. Brincar de bola e conversar com as outras pessoas que moram na casa são algumas dicas que a especialista traz para as crianças se desconectarem um pouco. 

Quem também traz uma outra dica super legal é a Ana Cláudia Leite, do Instituto Alana, que ensina fazer uma balangandã, um brinquedo com fitas muito divertido. 

E na história de hoje, a contadora Janete Marques lembra de um caso de uma menina que acordou e percebeu que estava com a cabeça quadrada. Para resolver o problema, ela contou com a ajuda da avó, dos amigos e precisou soltar a imaginação. 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

:: Radinho BdF traz dicas sobre reciclagem ::

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

Edição: Michele Carvalho