Crise sanitária

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 14 de janeiro de 2021

Após campanha do governo Bolsonaro por remédios sem eficácia contra covid-19, Manaus colapsa por falta de oxigênio

Ouça o áudio:

Homem chora em Hospital 28 de Agosto em Manaus, capital do Amazonas - 14 de Janeiro de 2021 - Michael Dantas / AFP

Pelo menos um hospital e serviços de pronto-atendimento estão sem oxigênio em Manaus. A denúncia foi feita pelo pesquisador e epidemiologista da Fiocruz Amazonas, Jesem Orellana, à colunista da BandNews Mônica Bergamo. 

Vídeos encaminhados pelo pesquisador à jornalista mostram a situação dramática dos pacientes de covid-19 na capital amazonense.

Na segunda-feira o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, esteve em Manaus e se encontrou com prefeito da cidade, David Almeida (Avante) e com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). 

O Ministério pediu autorização para fazer uma ronda nas Unidades Básicas de Saúde para encorajar o uso de remédios comprados em larga escala pelo governo de Jair Bolsonaro, como a cloroquina e a ivermectina, que não possuem eficácia comprovada contra o novo coronavírus. 

Em documento enviado à secretaria de Saúde de Manaus, o ministério de Pazuello trata como “inadmissível” a não utilização desses remédios.

O documento, no entanto, não trata de nenhum tipo de auxílio ou socorro a Manaus que começa a ficar sem oxigênio para o tratamento de seus doentes. 

Segundo médicos que não quiseram se identificar, a situação na capital amazonense é ainda mais grave do que vem sendo divulgado. “Pacientes ficam pelos corredores sem oxigênio até morrer. Tem gente ‘internada’ dentro de ambulância”, afirmam os trabalhadores da saúde. 

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos