Caos

Maior hospital da rede pública de Manaus suspende atendimentos devido à superlotação

A informação é de funcionários que trabalham no local. Apenas casos graves, como vítimas de acidentes, serão atendidas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Homem chora em frente ao Hospital 28 de Agosto, um dos principais de Manaus; cidade vive caos com aumento de mortes por covid-19. - Michel Dantas/ AFP

Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, o maior da rede pública de Manaus, capital do Amazonas, suspendeu os novos atendimentos na manhã desta sexta-feira (15), devido à superlotação causada pelos casos de covid-19, segundo funcionários da unidade.

Com isso, somente casos muito urgentes, como vítimas de tiros e acidentes graves serão atendidas. “Está morrendo muita gente, e o 28 hoje já fechou”, afirmou uma funcionária que prefere não se identificar. 

Relatos de familiares de pacientes internados por covid-19 e profissionais da saúde em Manaus indicam que a situação se agravou desde a manhã desta quinta-feira (14) devido à escassez de oxigênio. Dados da Prefeitura de Manaus indicam que em 24 horas foi usada a quantidade de gás normalmente consumida em 10 dias. 

:: Sem leitos públicos, população de Manaus improvisa tratamento contra covid em casa ::

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Vianna, em um vídeo publicado na internet, pacientes estão sendo mantidos vivos “pelo esforço dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos”. 

“Uma situação terrível  que nós temíamos e denunciamos. Nesse momento, faço um apelo a todas autoridades que se unam para que possamos de forma emergencial encontrar solução. Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas”, afirmou nas redes. 

De acordo com o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgado às 18h desta quinta-feira (14), foram registrados 5.920 óbitos e 223.360 casos da doença no estado do Amazonas. Somente na semana do dia 3 a 9 de janeiro, foram registrados 344 óbitos, sendo que na semana anterior, de 27 de dezembro a 2 de janeiro, foram contabilizadas 152 mortes. 

::Com alta de mortes por covid, Manaus deve instalar câmaras frigoríficas em cemitério::

A alta também pode ser observada no número de novos casos da doença. Entre 3 e 9 de janeiro foram 11.129 novas pessoas infectadas e, na semana anterior – 27 de dezembro a 2 de janeiro – foram 5.930. Menos que a metade. 

Diante dos acontecimentos das últimas horas, o governador Wilson Lima (PSC) decretou toque de recolher em Manaus, das 19h às 6h, pelo período de dez dias, a partir desta quinta-feira. Segundo Lima, está ocorrendo “algo sem precedentes no estado do Amazonas", principalmente em relação à dificuldade para conseguir insumos e, mais especificamente, aquisição de oxigênio.

Edição: Leandro Melito