Pernambuco

CULTURA

Canção-reportagem narra história e luta no Engenho Fervedouro, em Jaqueira (PE)

O single “Para la Tierra Volver” conta história dos agricultores que sofrem ameaças por causa de conflito fundiário

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Essa é a primeira canção de Marília Parente neste formato experimental, chamada pela artista de “canção-reportagem” - Divulgação

A cantora e compositora pernambucana Marília Parente se prepara para lançar sua primeira “canção-reportagem”. Trata-se do single “Para la Tierra Volver”, que conta a história dos camponeses jurados de morte e em situação de conflito fundiário no Engenho Fervedouro, em Jaqueira, na Zona da Mata do Estado. A música estará disponível em todas as plataformas digitais na próxima quarta (20) e também poderá ser ouvida através do canal da artista no Youtube.

“Fiquei chocada ao tomar conhecimento de que havia uma lista de dez camponeses jurados de morte em Jaqueira. Um deles tomou sete tiros em uma emboscada, quando voltava para o Engenho em sua moto, e sobreviveu. Ao perceber que a história vinha sendo pouco divulgada, senti uma nova necessidade: a de ser uma compositora menos existencial e mais aqui e agora. As pessoas estão fartas de histórias tristes, mas elas precisam saber do que acontece debaixo de seus narizes. A música torna tudo mais palatável”, comenta Marília.

"Para la Tierra Volver" tem forte influência da Nueva Canción e uma faceta mais folk da artista, que pautou seu primeiro disco, “Meu Céu, Meu Ar, Meu Chão e seus Cacos de Vidro” (2019), pelo encontro entre a música nordestina, as culturas pop e oriental e o rock.

A ficha técnica tem violão de aço principal da própria Marília, gaitas de Rodrigo Cm, guitarras e baixo de Rodrigo Padrão e bateria de Caio Wallerstein. A música foi masterizada e mixada por Tonho Nolasco, que também gravou o segundo violão e o mellotron. A capa do single faz referência ao projeto gráfico do disco “Bryter Layter”, de Nick Drake, e conta com foto de Cláudia Parente, mãe de artista, e arte assinada por Juvenil Silva. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga