Rio Grande do Sul

Coluna

O Prêmio Nobel da Paz para as Brigadas Médicas cubanas “Henry Reeve”

Imagem de perfil do Colunistaesd
O registro da candidatura foi feito ainda no mês de setembro de 2020 - Foto: Enrique Ubieta
Formalização representa o reconhecimento do trabalho digno exercido por estes profissionais da saúde

Com uma intensa campanha mundial, em todos os continentes, com apoio de diferentes organizações, o Comitê Mundial da Paz, com apoio de mais de 100 Comitês Nacionais, foi inscrito no Comitê Nobel a candidatura do Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situação de Desastre e Epidemias Graves “Henry Reeve” para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz 2021.

O registro da candidatura foi feito ainda no mês de setembro de 2020. A formalização representa o reconhecimento do trabalho digno exercido por estes profissionais da saúde por onde passaram.

Também, várias organizações sindicais europeias encaminharam apoio à entrega do Nobel 2021 às brigadas cubanas. O líder da organização francesa CGT (Confederação Geral do Trabalho da França), Benjamin Amar, também pede pela indicação do prêmio aos médicos e médicas cubanas, “a pequena ilha salva vidas, realidade que deve ser deferida contra a mentira e a manipulação da mídia. Cuba ao colocar seu desenvolvimento em saúde à disposição do mundo em tempos de grave pandemia, mostra a todos que seu modelo político deu certo”.

A pandemia da covid-19 mostrou ao mundo a solidariedade internacionalista que Cuba defende, levando grande alívio aos que mais necessitam. Há mais de 60 anos a medicina praticada em Cuba é humanitária, apesar das limitações impostas pelo criminoso bloqueio econômico, político e midiático infligido pelo governo estadunidense ao povo cubano. Mas o país supera esse obstáculo, mostrando ao mundo que a melhor forma de construir a paz é quando os outros povos possam também superar os desafios e não perder vidas.

A comunidade internacional vem testemunhando a solidariedade dos profissionais da saúde cubanos que deixam seu país, suas famílias pra prestar assistência e trocar experiências em outras partes do mundo. Por toda a Europa as brigadas médicas foram saudadas como heróis. Cuba tem hoje a maior taxa de médicos (as) por habitante, são mais de 89 mil médicos (as) e 84 mil enfermeiros (as). A colaboração médica internacional completou 57 anos, pois desde 1963, quando o primeiro avião cubano aterrissou na Argélia, até hoje, mais de 400 profissionais da saúde estiveram presentes em mais de 169 países, somando cerca de 600 mil missões.

Durante 2020, onde enfrentamos o maior perigo de saúde do século XXI, o Contingente Médico “Henry Reeve” se preparou para atender aos povos que precisaram. Agora é nossa vez de sair a campo e apoiar a indicação do Prêmio Nobel da Paz 2021 às Brigadas Médicas Cubanas “Henry Reeve” pela solidariedade.

Assine a petição: www.brigadasmedcuba.com, assine esta ideia.

Edição: Katia Marko