acidente

Incêndio destrói fábrica de vacinas em construção na Índia e deixa cinco mortos

Fogo afetou o entorno das instalações da empresa indiana Serum, considerada a maior fabricante de vacinas do mundo

Tradução: Roxana Baspineiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Trabalhadores usando equipamento de proteção caminham após um incêndio no Instituto Serum da Índia em Pune, em 21 de janeiro de 2021 - AFP

Um grande incêndio atingiu, nesta quinta-feira (21), uma das sedes do Instituto Serum, na Índia, uma empresa farmacêutica e biotecnológica considerada a maior produtora de vacinas do mundo.

Segundo fontes locais e informações oficiais dos gerentes da fábrica, pelo menos cinco pessoas morreram. O número de feridos ainda não foi confirmado.

A fábrica está localizada na cidade de Pune (1.400 km a sudoeste da capital, Nova Delhi) e, de acordo com a mídia local, as chamas se espalharam em um edifício em construção e o incêndio não afetou a produção de vacinas.

Uma das vacinas produzidas na fábrica indiana é a inglesa AstraZeneca, contra o novo coronavírus. A planta também estava se preparando para iniciar a produção da vacina estadunidense Novavax.

As causas do incêndio ainda não estão claras e serviços de emergência estavam no local para extinguir o fogo.

Leia mais: Coronavírus: Brasil fica de fora das exportações de vacina da Índia

O gerente geral da empresa, Adar Poonawalla, disse estar "profundamente entristecido" e, em nome dos empregadores, expressou as "mais profundas condolências às famílias dos falecidos". Anteriormente, ele tinha declarado que alguns andares do novo prédio foram destruídos.

A vacina AstraZeneca é uma das duas que já começaram a ser aplicadas na Índia, juntamente com a Covaxin, desenvolvida por pesquisadores do país asiático. As autoridades indianas iniciaram a campanha de vacinação em 16 de janeiro e esperam imunizar 30 milhões de profissionais de saúde, embora até quarta-feira tivessem fornecido apenas doses para cerca de 786 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano.

A Índia é o segundo país com mais casos de covid-19, apenas atrás dos Estados Unidos, embora tenha uma população cinco vezes maior. De acordo com a contagem oficial, o país asiático ultrapassa os 10,6 milhões de diagnósticos positivos da doença.

*Com informações da teleSUR.

Edição: Luiza Mançano