Quarentena

Lula relata ter contraído covid-19 e se recuperado no sistema público de Cuba

Ex-presidente teve lesões no pulmão, mas não precisou ser internado e apresentou rápida melhora; ele já voltou ao Brasil

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula e o jornalista Fernando Morais, após se recuperarem da covid-19 - Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contraiu o novo coronavírus e se recuperou em Cuba, onde participaria das gravações de um documentário sobre a América Latina, do diretor estadunidense Oliver Stone.

Ele retornou ao Brasil na quarta-feira (20), ao lado da mulher, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e outros nove integrantes de sua comitiva. Todos foram diagnosticados com covid-19, exceto a jornalista Nicole Briones.

Leia mais: Cuba inicia nova fase de testes de segunda vacina contra covid-19

Após o diagnóstico, em 26 de dezembro, já em solo cubano, Lula e os acompanhantes entraram em quarentena de 14 dias. O ex-presidente teve lesões de pulmão, mas não precisou ser internado e apresentou rápida melhora. Entre a comitiva, apenas o jornalista Fernando Morais precisou ser hospitalizado, mas se recuperou.

Lula agradeceu aos profissionais de saúde cubanos e exaltou o sistema público de saúde do país, descrito por ele como “unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS [Organização Mundial da Saúde]”.

“Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais", postou Lula em uma rede social.

Leia também: Arthur Chioro: sem planejamento, Brasil só deve vacinar todo mundo no final de 2022

O ex-presidente aproveitou a ocasião para homenagear os profissionais da saúde que atuam no combate à covid-19 no Brasil. 

"Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde” ressaltou.

Leia mais: Caravana de comemoração dos 62 anos da Revolução Cubana chega a Havana

Lula diz que preferiu comunicar a doença apenas no retorno ao Brasil para não preocupar familiares. Agora, ele espera se vacinar o mais rápido possível.

“Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, recomendou.

Agenda cancelada

Por causa das infecções, as filmagens do documentário foram suspensas em consenso com o cineasta Oliver Stone e adiadas para quando as condições sanitárias permitirem.

Lula cancelou suas atividades na ilha e, após a alta epidemiológica, ao fim da viagem, se reuniu apenas com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, o primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero, e com o chanceler Bruno Rodriguez.

Edição: Leandro Melito