Amazonas

Manaus suspende vacinação por 24h após denúncias de favorecimento a irmãs médicas

Gêmeas foram empossadas no mesmo dia do início da campanha e logo receberam o imunizante; prefeitura vai rever critérios

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Vacinação está suspensa por pelo menos 24 horas em Manaus - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A prefeitura de Manaus suspendeu a vacinação de profissionais de saúde contra a covid-19 por 24 horas, nesta quinta-feira (21). A cidade vive um caos sanitário desde 14 de janeiro.

Continua após publicidade

A medida é resposta a denúncias de favorecimento a duas médicas, irmãs gêmeas, que foram nomeadas nos dias 18 e 19 deste mês (dia em que a vacinação começou) e logo foram imunizadas.

Leia mais"Manaus está dizendo para o Brasil: 'Cuidado, sou você amanhã'", alerta Nicolelis

Elas têm milhares de seguidores nas redes sociais e postaram fotos do momento em que receberam a vacina, o que gerou revolta de outros profissionais da saúde da cidade e repreensão do prefeito, David Almeida (Avante).

Segundo a administração municipal, a interrupção serve para reorganizar o plano de imunização das redes municipal e estadual, com melhor definição de critérios para prioridades.

Leia maisVenezuela e centrais sindicais brasileiras vão levar oxigênio semanalmente a Manaus

A decisão foi tomada em reunião realizada na noite de quarta-feira (20) entre representantes do Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da covid-19, integrado por representantes de 3 níveis de gestão – federal, estadual e municipal.

Conforme a Secretaria de Saúde de Manaus, 1.140 profissionais de saúde foram vacinados nos primeiros dias de campanha. Para esta primeira etapa da vacinação, a prefeitura recebeu um total de 40.072 doses de vacina Coronavac, desenvolvida em parceira entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Edição: Leandro Melito