Reforço

Após confusão, Brasil recebe 2 milhões de doses de vacina contra covid da Índia

Com atraso, imunizantes da Oxford/AstraZeneca chegaram no fim da tarde em São Paulo e seguirão para a Fiocruz

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Avião com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca pousa no Brasil - Pedro Paulo Souza/MS

Dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira (22). As vacinas vieram da Índia, onde foram produzidas pelo laboratório Serum.

A carga será levada a um depósito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, ainda nesta sexta. De lá, será distribuída. Como já está liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as doses já podem ser aplicadas imeadiamente.

A expectativa era de que os imunizantes chegassem no domingo (17) ao Brasil, mas houve inicialmente um fracasso na negociação entre o Itamaraty e o governo da Índia. Os indianos teriam ficado incomodados com a forma com que o governo brasileiro divulgou a compra.

Leia maisCoronavírus: Brasil fica de fora das exportações de vacina da Índia

Criticado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, no Palácio do Planalto, para tentar contornar a situação criada pelos membros do seu próprio governo.

A primeira etapa de vacinação dos brasileiros está em curso desde o domingo (17), mas as doses são insuficientes. Até agora, foram distribuídas apenas 6 milhões de doses da vacina Coronavac/Butantan. Só o primeiro grupo prioritário, o de profissionais da saúde, precisa de 31,1 milhões de doses.

2º lote da Coronavac

A diretoria da Anvisa autorizou nesta sexta-feira, por unanimidade, o uso emergencial do segundo lote da vacina Coronavac, produzida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

Leia mais: Covid: para primeira indígena vacinada no Brasil, ciência vencerá "política genocida"

Com a liberação temporária, a expectativa do Butantan é de produzir outras 35 milhões de doses da vacina em território nacional. No total, até o final de março o instituto espera disponibilizar 46 milhões de doses da Coronavac.

Dados

O número de casos confirmados de covid-19 chegou a 8.753.920 no Brasil nesta sexta-feira, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Apenas nas últimas 24h, foram registrados 55.552 novos casos. O total de mortes chegou a 215.243, sendo que 1.096 foram registradas nas últimas 24 horas.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito