vacinação

Presidente da Argentina recebe primeira dose da vacina Sputnik V contra covid-19

"Ser vacinado serve para ser imune ao coronavírus. Vamos fazer isso", disse Alberto Fernández

|
Mandatário, que tem 61 anos, foi imunizado e agradeceu aos cientistas russo pelo trabalho desenvolvido na vacina - Divulgação/ Twitter

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, recebeu nesta quinta-feira (21/01) a primeira dose da vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia.

Pelo Twitter, o mandatário agradeceu aos cientistas russo pelo trabalho desenvolvido a aos trabalhadores da saúde argentinos "pelo enorme desempenho" durante a pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Com Sputnik V, Argentina tem maior número de pessoas vacinadas na América Latina

"Hoje recebi a vacina Sputnik V. Agradeço ao Instituto Gamaleya pelo seu trabalho científico, àqueles que trabalharam para que ela nos alcançasse e a todo o pessoal de saúde de nosso país pelo enorme empenho. Ser vacinado serve para ser imune ao coronavírus. Vamos fazer isso", disse.

O mandatário, que tem 61 anos, foi imunizado no dia seguinte em que a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia (Anmat) autorizou a aplicação do imunizante em todas as pessoas com mais de 60 anos. Até o momento, a Sputnik V era aplicada apenas em profissionais da saúde até 59 anos.

Fernández aproveitou o momento para incentivar os argentinos a se vacinarem e garantiu que a vacina tem "segurança e é eficaz" contra o coronavírus Sars-CoV-2. "As pessoas levantam dúvidas sobre a qualidade da Rússia, mas o instituto que a desenvolveu tem vários prêmios Nobel entre sua equipe de pesquisadores", afirmou. 

Até o momento, há mais de 600 mil doses da vacina no país e um novo carregamento com 1 milhão delas deve chegar no fim de semana. Há ainda a previsão de chegada de cinco milhões de doses no próximo mês.

(*) Com Ansa.