Minas Gerais

PROTESTOS

Minas Gerais realiza atos e carreatas em 18 cidades pelo impeachment de Bolsonaro

Esse sábado (23) fica marcado como um forte dia de luta, mesmo sob a pandemia do coronavírus

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Imagem aérea da carreata na capital mineira, que teve concentração às 16h30 nesse sábado - Foto: Coletivo Alvorada/SINASEFE IFMG e @monissima_mone

A reinvenção da manifestação política foi algo necessário para que o dia de hoje fosse cumprido. Habituada aos atos de rua, a esquerda convocou em peso carreatas para hoje, 23 de janeiro, devido à urgência de pressionar para que o impeachment do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, se torne uma realidade.

Em Minas Gerais, essa pressão se transformou em indignação sob a forma de carreatas em pelo menos 18 cidades, segundo apuração do Brasil de Fato MG. Na maioria delas, a convocação das carreatas partiu de movimentos de esquerda, como a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, mas pessoas de diversos campos políticos aderiram e também puxaram ações.

O Brasil de Fato cobriu as carreatas em: Januária, Varginha, Pedro Leopoldo, São Sebastião do Paraíso, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Araçuaí, Oliveira, Muriaé, Tiradentes, Juiz de Fora, Contagem, Belo Horizonte, Ipatinga, Poços de Caldas, Nova Lima, Ouro Preto e Divinópolis.

Em BH, uma das maiores do Brasil

A capital mineira foi palco de uma das maiores carreatas do país. A concentração aconteceu às 16h30, no estádio do Mineirão, mas bem antes disso carros já se posicionavam nos pontos de encontro. Vídeos e fotos mostraram uma infinidade de veículos, adesivados, com faixas, com balões, ou simplesmente buzinando e acompanhando o ato.

Os primeiros carros chegaram ao centro da cidade por volta das 18h, enquanto os últimos demoraram ainda uma hora a chegar. Os organizadores comemoram o sucesso, que se deveu também à forte união das mais diversas entidades de centro e de esquerda para a convocação.

O Movimento Brasil Livre não se somou à ação. Ele convoca outro ato para domingo (24), às 15h, na Praça do Papa.

Cobertura completa

Confira as fotos, vídeos e mais informações nas redes sociais do Brasil de Fato MG: @brasildefatomg no Instagram, Twitter ou no Facebook. Para a cobertura de todo o país, acesse o perfil do @brasildefato também no Instagram, Twitter ou Facebook.

Edição: Rafaella Dotta