tecnologia avançada

Bem Viver: cientistas brasileiros criam teste rápido de covid-19 com preço popular

O dispositivo leva em média 10 minutos para revelar o resultado e deve facilitar a testagem em massa no país

Ouça o áudio:

Desenvolvimento está na fase final e deve custar em torno de R$30 com resultados em 10 minutos. - Foto: Foto: Karla Castro/ USP

O Programa Bem Viver desta segunda-feira (25) começa lembrando das vítimas de Brumadinho, que, há dois anos, perderam casas, familiares e o sustento. Mesmo após todo esse tempo, os atingidos ainda enfrentam dificuldades e descaso da Vale, que ainda não indenizou essas famílias conforme estabelecido pela Justiça. 

A reportagem de Daniel Giovanaz traz os detalhes dessa situação em Minas Gerais e a análise de José Geraldo Martins, membro da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). "O telefone de contato que eles distribuem para os atingidos, para dúvidas e reclamações, é o 0800 da Vale. É uma situação surreal: a criminosa vai definir o que foi o estrago e o que ela está disposta a pagar para corrigir", afirma Martins. 

A covid-19

Uma notícia boa é que físicos brasileiros estão na fase final de desenvolvimento de um teste rápido para detectar o coronavírus, com valor acessível. A proposta é substituir os testes de farmácia para que mais pessoas tenham a chance de se submeter ao exame e respeitar os protocolos de isolamento e recuperação da saúde. 

O ouvinte também confere algumas dicas para não cair em fake news relacionadas a vacina contra a covid-19. As notícias falsas estão crescendo a medida que os assuntos relacionados ao coronavírus ganham os noticiários. Essa prática, além de criminosa, pode causar impactos na saúde mental de quem consome essas mentiras, além de poder se tornar um problema de saúde pública. 

E falando em saúde pública, o Brasil de Fato conversou com o neurocientista Miguel Nicolelis, sobre a situação atual da pandemia no Brasil, que tem se agravado na chamada 2ª onda. Nicolelis afirma que o que aconteceu em Manaus, com falta de oxigênio para os pacientes internados, pode se repetir no país todo. Além disso, o médico defende o lockdown, acompanhado de medidas econômicas, como saída mais efetiva para conter o número de mortos e infectados.

Monocultura

O acampamento Marielle Franco, do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), no Maranhão, vem enfrentando dificuldades no cultivo da terra devido ao avanço de grandes territórios de monocultura, principalmente de soja e eucalipto, na região. “As pragas vão correr para onde não tem agrotóxico, isso é bem claro. Eles põem agrotóxico de um lado, então elas se refugiam na mata, e quando você faz essa abertura, elas vão atacar a tua produção. Essa é a nossa preocupação e, inclusive ano passado, a gente teve perda de muita fava. Não sabemos como resolver isso, porque cada vez mais os campos estão crescendo", lamenta Divina Lopes, integrante da coordenação do Movimento. 

O ouvinte também aprende a fazer uma salada de banana frita com a chef de cozinha Leticia Massula, do Cozinha da Matilde. Apesar de parecer estranho, o prato tem potencial para conquistar corações e apetites. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver. 


Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Camila Salmazio