Ensino Superior

Inscrições para o Fies 2021 estão abertas até o dia 29 de janeiro

Estudantes que participaram apenas do Enem 2020, cujo resultado sai em março, não poderão se inscrever

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 começa nesta terça-feira (26) e segue até a próxima sexta-feira (29). Os resultados serão divulgados no dia 2 de fevereiro. 

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site do Fies, fazer o login por meio do cadastro GovBR, preencher os dados cadastrais e responder ao questionário socioeconômico. 

::Abstenção recorde: como ficam os 2,8 milhões de inscritos que faltaram ao Enem?::

Podem se inscrever os estudantes que participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2019 e que atingiram uma nota média acima de 450 pontos e não zeraram a redação. 

Enem 2020

Como as notas do Enem 2020 só serão divulgadas em março de 2021, os estudantes que participaram apenas desta edição não poderão se inscrever para o Fies. O mesmo aconteceu com o Programa Universidade para Todos (Prouni), que também utiliza as notas do Enem, mas cujo período de inscrição foi entre os dias 12 e 15 de janeiro, e o resultado, divulgado no dia 19 deste mês.

::Estudantes da rede pública contam por que faltaram ao Enem; abstenção foi de 51,5%::

Fies

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

Edição: Daniel Lamir