Histórias e imagens

Radinho BdF adentra no mundo das histórias em quadrinhos

Nessa edição, as crianças falam sobre a paixão pelas tirinhas e contam um pouco das histórias que elas mesmas criaram

Ouça o áudio:

Nas histórias em quadrinhos, as imagens estão estáticas no papel, na tela do computador ou do celular. - Pixabay
Histórias em quadrinhos são uma maneira de contar histórias por meio de imagens

Para marcar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, o Radinho BdF desta quarta-feira (27) fala da relação das crianças com as tirinhas. 

A Agatha Drapack Clemente, de 12 anos, que mora na cidade de São Paulo (SP), por exemplo, contou ao programa que já escreveu uma história, onde o personagem principal é um garoto muito confiante, que foi treinado por um mestre muito talentoso. 

A Ana Flor Reboulet, de 10 anos, que mora na Georgia, nos Estados Unidos, também falou um pouco da sua paixão pelos quadrinhos. Ela conta também que aprendeu a ler em português com as revistinhas que chegavam do Brasil, por meio de familiares e amigos. 

Ainda nessa edição, o jornalista e escritor Pedro Cirne de Albuquerque explica o que são histórias em quadrinhos e fala um pouco da sua paixão por elas. Você também conhece um pouco mais da Mafalda, uma personagem do quadrinista argentino Quino, nos relatos da jornalista e criadora do site Mina de HQ, Gabriela Borges. 

E para mostrar um pouco da importância da leitura, a contadora Alessandra Visentin traz a história da Mina, uma garota que não gostava de livros, até ter seu primeiro contato com eles, depois de um pequeno incidente. 

Por fim, a Alehandra Pinel, do Coletivo Pé de Brincadeira, ensina uma brincadeira super divertida chamada Pega Pegada. 

 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho