MINERAÇÃO

Ato exige retorno de auxílio em cidade mineira atingida pela Barragem do Fundão

Desde o rompimento da barragem, em 2015, moradores de Barra Longa lutam por restruturação econômica na Bacia do Rio Doce

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Moradores de Barra Longa (MG) interditaram as obras realizadas pela Fundação Renova na cidade - Créditos: MAB

Um grupo de atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão interditaram, na manhã desta quinta-feira (28), as obras realizadas por empreiteiras da Fundação Renova no parque de exposições de Barra Longa, cidade de Minas Gerais. Ocorrido em 2015 em Mariana (MG), o rompimento da barragem atingiu a sede da cidade de Barra Longa.

Continua após publicidade

Os atingidos em Barra Longa reivindicam retorno do auxílio financeiro emergencial em seu valor integral, pago pelas empresas responsáveis pela barragem — Samarco, Vale e BHP Billiton. O auxílio destinado aos atingidos pelo crime de Mariana foi restabelecido em 2020, por conta dos impactos da pandemia de coronavírus, porém em valor inferior.

O grupo reivindica, também, reforma urgente de suas casas, já que muitas foram trincadas e tiveram estrutura comprometida por conta das obras. Os atingidos pedem, também, participação nas decisões sobre os danos causados pelo rompimento da barragem.

:: Em cinco anos, história do crime de Mariana (MG) é marcada pela injustiça ::

“O auxílio financeiro emergencial é uma forma de mitigar os danos econômicos em relação às demandas urgentes da vida do povo, como alimentação e água. Mas é preciso muito mais, é preciso pensar, em conjunto com os atingidos, em formas de reestruturar a economia nos territórios comprometidos pelo rompimento da barragem, e isso não foi feito. E, se isso não foi feito, não se pode pensar em cortar o auxílio”, defende Lina Anchieta, coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que participou da manifestação.

Impacto em Barra Longa

Barra Longa foi o único município em que a lama da Barragem do Fundão atingiu a sede da cidade, tomando ruas, a praça central e seu casarão histórico. 

Em função da lama que atingiu a cidade, os moradores convivem com metais pesados e casas com rachaduras nas paredes. Além dos impactos sociais, psicológicos e econômicos.

:: Vítimas da Samarco: os esquecidos de Barra Longa e a reparação que nunca existiu ::

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida e Camila Maciel