Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Estado fecha a semana com mais de 543 mil pessoas infectadas com o coronavírus

Nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul registrou 48 óbitos, elevando para 10.615 vítimas fatais por conta da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mapa preliminar traz 11 regiões com bandeira vermelha e 10 com bandeira laranja - Divulgação SES SEPLAG

O Rio Grande do Sul registrou 48 óbitos nas últimas 24 horas pela covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (29). Com isso, já são 10.615 vidas perdidas no território gaúcho desde o início da pandemia. O estado também registra 543.499 infectados pela doença, com a confirmação de 3.119 novos casos pela SES. Dos confirmados, 519.137 (96%) são considerados recuperados.

Porto Alegre é novamente a cidade com maior registro de óbitos (10), seguida por Canoas (4), Alvorada e Sapucaia do Sul, com 3 óbitos cada. Santa Rosa, Guaíba, Santana do Livramento e Porto Xavier, tiveram 2 óbitos cada. Nenhuma outra cidade teve registro de mais de uma vítima fatal. Dos 497 municípios gaúchos, apenas 69 não têm vítimas fatais. 

Taxa de ocupação dos leitos em UTI

Às 18h desta sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos em UTI, em todo o estado, estava em 75%, sendo 2.002 pacientes em 2.670 leitos de UTI. Entre os internados, 790 (39,6%) têm covid-19 confirmada e 135 com suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação das UTIs fechou o dia em 83,31%. O Hospital Restinga registrou lotação máxima. Entre os 664 pacientes internados, 249 têm covid-19 confirmada, 17 têm suspeita da doença e 9 estão na emergência aguardando UTI.

Vacinação 

O RS recebeu, até o momento, 511.200 doses de vacina contra o coronavírus, sendo 395.200 vacinas CoronaVac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, e 116 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz. Já foram distribuídas 286.320 da 1ª dose da Coronavac.

Até as 18h de hoje (29), 145.168 mil doses haviam sido aplicadas no estado, sendo 109.475 em profissionais de saúde, 28.441 em idosos residentes em instituições de longa permanência, 5.785 em indígenas e 1.018 em pessoas maiores de 18 anos com deficiência, moradoras de residências inclusivas. Aqui a relação completa da vacinação no estado

Em Porto Alegre foram destinadas 51 mil doses para atender 101.170 pessoas do grupo prioritário. Até o momento foram vacinados 34.534 pessoas, 34,13% do público-alvo. Já foram vacinados 21.356 profissionais de saúde, 12.378 idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, mais idosos acamados e 800 da população Indígena e Quilombola. 

No Brasil já foram vacinados 1.732.188 pessoas de acordo com a plataforma CoronavirusBot

Para coibir que pessoas fora dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a covid-19 sejam vacinados indevidamente, a Secretaria da Saúde e o Ministério Público do Estado lançaram um formulário para denúncias de possíveis “fura-filas” da vacina. 

O formulário pode ser acessado aqui

Mapa Preliminar traz 11 regiões em vermelho e 10 em laranja

O mapa preliminar da 39ª semana do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (29), indica 11 regiões com alto risco de contágio e 10 com risco médio. O Executivo estadual ressalta que ainda há alto risco na maior parte do estado para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus de acordo com o mapa preliminar. 

De acordo com o governo do estado os principais indicadores que apresentaram alteração foram o número de pacientes confirmados com covid-19 internados em leitos clínicos (-2%) e em leitos de UTI (-6%). Houve também redução nos novos registros semanais de hospitalização (-9%), no total de óbitos por coronavírus (-8%) e no número de casos ativos (- 6%).

Mesmo com esses dados, pontua o governo, as cores do mapa preliminar continuam refletindo a gravidade da situação do Rio Grande do Sul. “Existe uma preocupação do governo em especial com as próximas datas comemorativas – 2 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, e 16 de fevereiro, Carnaval –, que costumam reunir um grande número de pessoas por motivos religiosos ou festivos”, afirma.

Diante disso, o Gabinete de Crise está avaliando as sugestões debatidas durante reuniões entre o governador Eduardo Leite e líderes religiosos na manhã desta sexta (29), no Palácio Piratini. Para reforçar as medidas de prevenção, principalmente evitar aglomerações, não está descartada uma atualização do decreto do Distanciamento Controlado, com novos protocolos.

Confira aqui a classificação prévia da 39ª rodada.

Pelo quarto dia consecutivo país volta a registrar mais de mil vítimas fatais

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (29), 1.119 óbitos e 59.826 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 222.666 mortes e 9.118.513 contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko