no computador

Enem Digital tem redação sobre desigualdade e dispensa devido a problemas técnicos

Candidatos relataram "erro no sistema" de aplicação e "falha na conexão" como empecilhos para a aplicação da prova

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Mais de 90 mil candidatos se inscreveram para a versão digital do Enem - Foto: Tania Rego/Agência Brasil

Candidatos que realizaram neste domingo (31) a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua versão digital, realizada no computador, tiveram como tema da redação "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. No último dia 17, quem fez o exame presencialmente teve de escrever sobre “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, considerando de grande relevância para o debate atual

::Leia também: “Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido::

Mais de 90 mil candidatos se inscreveram para a realização da prova, mas, em algumas localidades, houve dispensa de inscritos, que relataram, pelas redes sociais, problemas técnicos para a aplicação do Enem Digital. Entre os relatos estão "falha na conexão" e "erro no sistema". 

Segundo os relatos, o sistema dos computadores disponíveis não funcionou corretamente e, mesmo após horas de espera, o problema não foi solucionado. Os candidatos afirmam que foram dispensados e orientados a remarcarem a data da prova. Porém, no calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela aplicação da prova, não há nenhuma da prevista para a reaplicação do exame digital.

 

Procurado para comentar sobre os problemas técnicos relatados pelos candidatos, o Inep informou que irá se manifestar apenas em entrevista coletiva à imprensa, marcada para as 20h deste domingo. 

Ao comentar sobre as falhas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que os candidatos que não conseguiram fazer a prova por problemas no sistema do Inep poderão fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Neste primeiro dia de prova, as questões aplicadas foram nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. O segundo dia de aplicação do Enem Digital será no próximo domingo, 7 de fevereiro.

Edição: Geisa Marques