Visibilidade

"Nosso maior desafio é continuarmos vivos", afirma ativista transexual

Joaquim relata que ser uma pessoa transmaculina nesta sociedade é estar constantemente em alerta

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

Joaquim relata que ser uma pessoa transmaculina nesta sociedade é estar constantemente em alerta, é como viver pela metade. - Foto: Arquivo Pessoal

A data de 29 de janeiro marca o Dia da Visibilidade Trans. A referência de luta política se depara com a realidade de 175 mulheres trans assassinadas no Brasil em 2020, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O índice representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior, quando 124 pessoas trans foram mortas.

Leia maisAssassinatos de pessoas trans aumentaram 41% em 2020

O professor e ativista nos movimentos negro e LGBTQIA+, Joaquim Ferreira, afirma que a data (29) não é de comemoração.

"Espero que um dia ainda seja, mas hoje, é um dia de luta para sermos verdadeiramente vistos. Quando falamos de visibilidade é para além de uma representatividade, queremos direitos e para isto, precisamos que o poder público enxergue e atenda as nossas demandas como quaisquer outros cidadãos", declara.

Joaquim relata que ser uma pessoa transmaculina é estar constantemente em alerta. Para o professor, é como "viver pela metade", não ter uma vida digna, diante das privações de direito ao próprio corpo e à vida.

"Sou punido pelo 'crime' de ser eu mesmo, por expressar meu gênero e a minha sexualidade. É extremamente desanimador olhar para essa sociedade e não enxergar o mínimo de acolhimento e respeito".

:: Recife celebra visibilidade trans nos palcos, com homenagem a Elizeth Cardoso ::

Para além das dores, o ativista também explica que ser uma pessoa trans é também descobrir possibilidades de vida para além de um mundo onde tudo deve ser vigiado e punido.

Sobre transfobia, Joaquim cita, como exemplo pessoal, a falta de acolhimento das pessoas ao seu redor, onde era ativista. Ele afirma que o fato marcou bastante o início de sua transição. 

"As pessoas tinham dificuldades em respeitar minha identidade e eu era o tempo todo jogado em estereótipos agressivos. E faziam da minha identidade algo banal", lembra.

Joaquim Ferreira cita que "o Brasil não é um país acolhedor", diante de tantos desafios encarados pelas pessoas que têm sua identidade e sexualidade fora do padrão heterocisnormativo e de uma cultura extremamente fundamentada na religiosidade cristã.

"A maior dificuldade é sermos vistos como cidadãos brasileiros. Nosso maior desafio, sem sombra de dúvidas, é continuarmos vivos em meio a tanta violência", ressalta.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Daniel Lamir e Monyse Ravena