Letícia Massula

Salsa mexicana à Frida Khalo junta sabor e ritmo

Dica da semana utiliza a palavra "salsa" para uma sinestesia em homenagem à pintora mexicana

Ouça o áudio:

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón (1907-1954) - Nickolas Muray_Frida Kahlo en una banca 5_Carbro print_455X36cm_Courtesy the Gelman Collection © Nickolas Muray Photo Archives

O Comida de Verdade desta semana compartilha a dica de salsa mexicana em homenagem à pintora Frida Khalo. A cozinheira Letícia Massula sugere uma mistura de sensações os sabores da receita e o ritmo latino da salsa, também tradicional nas terras mexicanas. 

Ela destaca que a dica se parece com o vinagrete brasileiro, mas alguns detalhes mudam bastante o paladar. Na receita mexicana, os ingredientes são tostados antes do preparo e como toda receita no país, tem muita pimenta. Uma opção de menor ardência é utilizar pimenta de cheiro. 

Ingredientes

- tomatinhos;
- dentes de alho;
- pimentões;
- pimentas ardidas e de cheiro; 
- cebola roxa; 
- talos de coentro;
- limão;
-azeite;
-sal. 

Modo de preparo

Deixe esquentar uma frigideira, de preferência de fundo grosso, quando estiver quente coloque direto na fundo dela, sem óleo sem nada, tomatinhos, dentes de alho com casca e tudo, pimentões e pimentas ardidas e de cheiro.

Deixe tudo ir sapecando, dando uma queimadinha e ao mesmo tempo pegando gostinho de defumado. Aí é só ir virando cada ingrediente com um garfo ou uma pinça, pra sapecar todos os lados por igual.

Os tomatinhos vão estourar a casca, as pimentas e pimentões vão ficar com a casca preta. O alho vai amolecer à medida que sapeca e vai ficar com gosto adocicado. Conforme os ingredientes forem ficando prontos vá colocando em uma tigela ao lado.

Aí você tira as sementes e a pele do pimentão. Coloca ele e os demais ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos e tritura de leve para ficar com pedacinhos.  

Passa tudo para uma tigela e tempera com cebola roxa em cubinhos, talos de coentro cortados fininho, limão, azeite e sal.

Sabores e ritmo

A receita vai bem com muitos pratos, especialmente com nachos, sanduíches e churrasco. Letícia Massula sugere ainda se alimentar com a salsa mexicana ao mesmo tempo de curtir a salsa musical, como uma forma de celebrar a vida da pintora Frida Khalo. 

Para saber mais receitas incríveis como essa, acesse o site Cozinha da Matilde da cozinheira Letícia Massula.

Edição: Daniel Lamir