02 de fevereiro

Expressões afro-brasileiras: edição do Bem Viver traz adaptações diante da covid-19

Além das medidas de segurança na Festa de Iemanjá, programa apresenta o projeto virtual Oba L'ockê 360

Ouça o áudio:

Festa de Iemanjá deste ano está sendo adaptada por conta da pandemia de covid-19 - Romeu Escanhoela - Fotos Públicas
Isso foi produzido com muita calma, muita cautela, e principalmente com a autorização dos orixás

No Dia de Iemanjá (02), o Bem Viver aborda as adaptações para a expressão da cultura e religiosidade afro-brasileira. A edição é aberta com a música Cantos de Iemanjá (disponível no Deezer e Spotify), lançada nesta nesta terça-feira (02) pela artista Iara Germer.

O programa lembra que as celebrações da Festa de Iemanjá em Salvador (BA) e outro lugares do país estão sendo adaptadas para evitar a contaminação do novo coronavírus. Ao mesmo, a pesquisadora em Ciência da Religião, Claudia Alexandre, traz uma explicação sobre a história da Rainha das Águas. 

:: Pandemia reconfigura homenagem à Rainha das Águas em Salvador ::

Outra pauta no tema religiosidade afro-brasileira é o lançamento do projeto Oba L'okê 360º, uma maneira virtual de realizar um tour pelo terreiro baiano Ilê Obá L'okê. O templo está localizado em Lauro de Freitas, na Grande Salvador. 

O Bem Viver recebeu e compartilha um convite do artista plástico e membro do Ilê Oba L'okê, Rodrigo Siqueira, para conhecer o projeto.   

"O Oba L'okê 360º visa estreitar a relação com todos aqueles que têm curiosidade de conhecer como é uma casa de axé por dentro, para além dos muros. Isso foi produzido com muita calma, muita cautela, e principalmente com a autorização dos orixás", explica Rodrigo Siqueira. 

:: Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica ::

Covid-19  

Além da atualização diária sobre a pandemia, o Bem Viver desta terça-feira traz o quadro A covid-19 na semana com uma entrevista com a médica generalista Fernanda Americano Freitas Silva. Ela faz uma análise da campanha de imunização em curso no Brasil e compara a postura atual do país diante do combate a doenças com outros épocas. 

:: Covid-19 no Brasil: média de mortes está acima de 1 mil há mais de 10 dias seguidos ::

Fernanda fala sobre as incertezas diante da falta de garantia de vacinas no Brasil e a falta de atitudes efetivas e descumprimento de promessas do Ministério da Saúde.  

Salsa à Frida

O Bem Viver garante ainda o momento das dicas da cozinheira Letícia Massula no Comida de Verdade. A receita da vez é a salsa mexicana à Frida Khalo, que junta sabor e ritmo. 

:: Bem Viver estreia na TV com conteúdos sobre agroecologia e alimentação saudável ::

A receita vai bem com muitos pratos, especialmente com nachos, sanduíches e churrasco. Letícia Massula sugere ainda se alimentar com a salsa mexicana ao mesmo tempo de curtir a salsa musical, como uma forma de celebrar a vida da pintora Frida Khalo. 

 

Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir