Arte e Cultura

Músico de Canoas prepara lançamento de uma série de produções autorais

Pedro Longes está de volta ao RS, após quatro anos vivendo no Chile, e prepara lançamento do projeto "Sinestesias"

No audio source provided.
Pedro Longes vai lançar sete singles no primeiro semestre, dentro do seu projeto “Sinestesia” | Crédito: Foto: Luis Ferreirah

Depois de quatro anos vivendo em Santiago do Chile e passando por cidades como Buenos Aires e Montevideo, onde realizou diversos trabalhos musicais e intercâmbio cultural, o cantor e compositor Pedro Longes volta ao Rio Grande do Sul para lançar o projeto Sinestesias, uma série de sete canções nos próximos meses, de janeiro a julho.

As ações de divulgação incluem lives nas redes sociais do artista nos dias que antecedem os lançamentos, em formato conversa, com os artistas participantes dos processos e convidados.

Lançamentos

Os sete singles serão lançamentos do projeto Sinestesias, disponibilizados nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, iTunes, Youtube, entre outras. A primeira música já foi lançada, a segunda será nessa sexta (5).

Confira o calendário:

Single 1 – Sexta, dia 15/1 – Hermosa – com Anaadi

Single 2 – Sexta, dia 05/2 – Lares Quebrados – com Ana Clara Moltoni

Single 3 – Sexta, dia 05/3 – Samba Erudito

Single 4 – Sexta, dia 02/4 – Nós Hemos de Vir

Single 5 – Sexta, dia 07/5 – Tema para Natalia

Single 6 – Sexta, dia 04/6 – Cavalos no Quarto – com Daniel Mueller

Single 7 – Sexta, dia 02/7 – Valsa em Solidão – com André Vicente

Segundo lançamento contará com participação de artista argentina

Também fará parte dos lançamentos nas plataformas digitais o registro em parceria com a "cantautora" argentina Ana Clara Moltoni, feito durante a passagem de Pedro por Buenos Aires. A canção "Lares Quebrados", a ser lançada na próxima sexta (5), é uma zamba que trata da passagem do tempo e dos processos de transformação, misturando trechos em português e espanhol.

Ana Clara Moltoni viveu boa parte de sua infância entre Belo Horizonte, Buenos Aires e o interior da Argentina, o que lhe permitiu ter contato com o repertório popular brasileiro e as raízes folclóricas latino-americanas. Em 2014, gravou seu primeiro álbum solo, chamado "Belo Horizonte", dedicado inteiramente à música brasileira.

Para celebrar este encontro entre fronteiras, Pedro Longes estará conversando com Ana Clara Moltoni em live que irá ocorrer no dia 4 de fevereiro, às 20h, alternando os idiomas português e espanhol, com transmissão pelo Instagram do cantor.

Projeto Sinestesias apresenta "Unidade Estética"

Usando os símbolos de uma rosa e de um rosto oculto, o projeto "Sinestesias" traz uma identidade visual com fotografias de Luis Ferreirah, pinturas de Pedro Longes e gravuras de Natalia Babarovic, importante artista chilena que influenciou Pedro a incursionar nas artes visuais. A escolha do rosto oculto, criado por Natalia e recriado em fotografias por Luis, remete às sensações de ausência do artista enquanto vivia no Exterior, e a rosa como recuperação da sua ancestralidade e o laço do artista com sua terra natal.

A série de lançamentos também prevê a composição "Samba Erudito", que mistura uma melodia sincopada de samba com um piano, com influências que vão de Chopin a Charly Garcia; "Nós Hemos de Vir", que traz de forma explícita assuntos político-sociais, comportamentais e do meio-ambiente; "Tema para Natalia", dedicado à artista Natalia Babarovic; a canção "Cavalos no Quarto", composta em parceria com o violonista catarinense Daniel Mueller, e a "Valsa em Solidão", também em parceria, esta com o pianista e compositor canoense André Vicente.

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum "Longes Canta Spinetta", celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português.

Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara, e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Editado por: Katia Marko

|

Newsletter