Homenagem

Iemanjá: Radinho BdF abre alas para a rainha do mar

Crianças comemoram o Dia de Iemanjá com histórias, lendas e canções

Ouça o áudio:

Iemanjá também é conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Águas, Yara, Janaína e Inaê - Anima Mundy/Divulgação
Helena Nascimento traz uma história sobre Iemanjá que faz parte da mitologia

Para marcar o dia De Iemanjá, comemorado em 2 de fevereiro, as crianças relembram algumas das lendas que envolvem a rainha dos mares, no Radinho BdF desta quarta-feira (03). Os pequenos também falam da sua relação com a orixá e trazem canções que falam sobre fé. 

O Otávio Augusto Oliveira Leite, de 6 anos e que vivem em Salvador (BA) explicou quais são os objetos que servem de oferenda para Iemanjá, "são o pente, o peixe e o espelho".

Na edição de hoje, você também conhece um pouco mais sobre a origem dessa famosa rainha, que tem devotos por todo o país, na explicação da jornalista e pesquisadora de cultura afro-brasileira, Cláudia Alexandre. 

E entre tantas lendas e contos sobre Iemanjá, a contadora Helena Nascimento, do O que Tem Atrás da Porta?,traz uma história que faz parte da mitologia Iorubá. 

Para finalizar, o Eduardo Alcântara, do EduBrincante, ensina uma brincadeira onde as crianças formam uma ponte com os braços e precisam conquistar o maior número de participantes para o sua equipe. 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Michele Carvalho