Entrega

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 5 de fevereiro de 2021

Com mudança de comando na Câmara e no Senado, Jair Bolsonaro pretende avançar na privatização da Eletrobras

Ouça o áudio:

Trabalhadores ocupam frente da Eletrobras contra privatização, durante Fórum Alternativo Mundial Água (FAMA) - 21/03/2018 - Joka Madruga | Terra Sem Males

Com a mudança de comando na Câmara e no Senado, Jair Bolsonaro afirmou que a privatização da Eletrobras, a mineração em terras indígenas e as reformas administrativas e tributárias são vistas como essenciais pelo Planalto.

O projeto de lei 5877 de 2019, que trata da privatização da companhia, está parado na Câmara há mais de um ano e não possui nem relator, nem comissão especial formada.

Nos bastidores, o governo culpava o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, pela falta de avanços da proposta. Agora, com Arthur Lira na liderança da Casa, o governo espera avançar nesse tema.

Gustavo Teixeira da Silva, economista e assessor do Coletivo Nacional dos Eletricitários, considera que, apesar da Câmara favorável, "o governo não deve ter facilidade na aprovação da venda da Eletrobras". Outra preocupação do especialista é a respeito do valor de venda. Só no ano passado, a Eletrobras gerou um lucro de mais de 10 bilhões de reais. Esse valor, inclusive, pode ser usado em outras áreas, como saúde. 

Confira também no jornal, o início da campanha "Auxílio Até o Fim da Pandemia". Como forma de pressionar o Congresso a retomar imediatamente a Renda Básica Emergencial, a campanha foi lançada na última terça-feira (2), e já conta com o apoio de quase 300 organizações sociais. 

Paola Carvalho, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica afirma que o objetivo da campanha é coletar o maior número de assinaturas para a petição que exige a volta do benefício. 

O fim do auxílio impactou diretamente na vida dos mais de 14 milhões de brasileiros e brasileiras que estão sem trabalhar. Dona Antonela Almeida, moradora do jardim Celeste, zona Sul de São Paulo, relata que o auxílio servia para pagar as principais contas, uma vez que está sem trabalhar desde abril do ano passado. 

Para ela, que mesmo com o auxílio emergencial contava com doações de cestas básicas, pois o preço dos alimentos aumentou muito, as parcelas mensais do auxílio são muito importantes.

Confira todos os destaques do dia no áudio acima. 

*Com informações de Danilo Reenlsober e Larissa Bohrer 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos