Direito à moradia

Em Curitiba, famílias passam por dois despejos em dois dias

Advogados criticam ação em meio à pandemia e decisão de suspensão de qualquer reintegração para a área

Curitiba (PR) |
Na capital paranaense, Guarda Municipal pressiona de forma permanente famílias da ocupação Nova Guaporé 2 - Reprodução

No espaço de dois dias, cerca de 20 famílias chegaram à situação extrema de terem sido despejadas de um terreno ocupado por duas vezes, em Curitiba (PR), reflexo da atual necessidade e, por outro lado, ausência de políticas públicas para moradia.

Leia mais: Famílias despejadas de terreno em Curitiba lutam para ficar em nova área

A primeira ocupação aconteceu na madrugada do dia 6 de fevereiro, no bairro Tatuquara, em frente à BR 476 (rodovia do Xisto). Na manhã seguinte, a guarda municipal retirou cerca de 200 pessoas que passaram a madrugada no local. Dentre elas, 20 famílias não tinham para onde ir ou voltar.

Em meio às famílias, Kátia Aparecida, de 31 anos, dona de casa e vendedora de empadas, ao lado do marido, afirma que buscou a ocupação porque não tinha condição de arcar com os valores do aluguel. “Paguei R$ 600 por um tempo, mas não é nosso, e só pagamos enquanto temos serviço”, afirma. Aparecida é mãe de cinco filhos e carrega o sexto rebento no ventre.

Logo após o despejo, as famílias partiram para a ocupação Nova Guaporé 2, área que também é resultado de um despejo forçado no final de 2020. Porém, na segunda-feira (8), ao final da tarde, efetivo da Guarda Municipal não permitiu a estadia do grupo, alegando projeto da Prefeitura de Curitiba que prevê o traçado de uma rua no local.

Leia também: Famílias da Ocupação Carlos Marighella, em Fortaleza, se mobilizam e barram despejo

Advogados populares criticam ação em meio à pandemia e com decisão de suspensão de reintegração para área.

O casal Cleiton Aparecido e Viviane dos Santos mudaram-se do interior para a capital e trabalham com coleta de materiais recicláveis. Em meio a lágrimas, lamentam não terem conseguido ficar no terreno nas duas oportunidades. “Passei um frio lascado à noite, é duro ser despejado depois de sofrer tudo isso”, afirma Cleiton.

Nesta quarta-feira (10), haverá uma coletiva de imprensa na comunidade Nova Guaporé 2, com presença de juristas, parlamentares e imprensa para debater a situação de moradia na capital e no país.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lucas Botelho