Entrega

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 9 de fevereiro de 2021

É uma medida voltada completamente aos interesses do mercado, diz economista Sérgio Mendonça sobre autonomia do BC

Ouça o áudio:

Paulo Guedes participa da 20ª Conferência Anual Santander - 15 de agosto de 2019 - Rovena Rosa/Agência Brasil

A Câmara aprovou no final da tarde desta terça-feira (9), a urgência do Projeto de Lei Complementar de autonomia do Banco Central.

O texto do relatório foi apresentado aos líderes partidários na residência oficial do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Em reunião na Câmara, ontem, o ministro da economia, Paulo Guedes, o relator da proposta, deputado Silvio Costa (Republicanos-PE), com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, discutiram os últimos ajustes na proposta.

Após o encontro, Guedes afirmou que a iniciativa seria positiva para a estabilidade monetária do país. 

"Discordo frontalmente dessa avaliação", afirmou em entrevista ao vivo no Jornal Brasil Atual, o economista e diretor do Reconta Aí, Sérgio Mendonça. "Não há nenhuma necessidade de aprovar esse projeto agora; o Banco Central já dispõe de uma autonomia operacional há praticamente duas décadas e meia, desde a instalação do Plano Real em 1994; o Conselho Monetário Nacional fixa a meta de inflação, o BC tem a autonomia pra perseguir, praticar a política monetária e, na verdade, isso é um Cavalo de Troia, num momento em que há uma discussão muito mais séria no Brasil, que é o problema da pandemia, do crescimento econômico, do desemprego, da precarização e do novo auxílio emergencial", argumentou Mendonça. A entrevista com o economista começa no minuto 33 do jornal.

Confira também no jornal, a denúncia do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) sobre o aumento no número de mortes de profissionais da saúde por covid-19, neste começo de 2021. 

Segundo o Cofen, foram 47 óbitos registrados em janeiro, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
As mortes pelo coronavírus em profissionais da área vinha diminuindo desde julho, quando a entidade registrou 75 mortes.

A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo, Célia Regina Costa, avalia que o aumento está relacionado ao maior número de pessoas contaminadas que procuram os hospitais e a falta de qualidade dos equipamentos de proteção individual que são oferecidos para os profissionais. 

Solange Caetano, enfermeira e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo chama a atenção para outro fator que contribuiu para o aumento de mortes entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Ela afirma que as eleições municipais fizeram com que o fluxo do trabalho fosse modificado, sobrecarregando os profissionais e deixando os trabalhadores mais vulneráveis ao contágio. 

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos