Lava Jato

Provas da suspeição de Moro se avolumam e podem anular condenações de Lula

A cada revelação sobre mensagens trocadas entre o ex-juiz e procuradores aumentam evidências de perseguição política

|
A defesa do ex-presidente Lula pede no STF a anulação de todos os atos de Moro envolvendo o ex-presidente na Lava Jato
A defesa do ex-presidente Lula pede no STF a anulação de todos os atos de Moro envolvendo o ex-presidente na Lava Jato - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Manchetes diárias nos principais sites de notícias do país ampliam o volume de evidências da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. E também as possibilidades de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançar a liberdade definitiva. Nesta terça-feira (9), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá validar a legalidade do compartilhamento, com a defesa de Lula, das mensagens entre Moro e os procuradores da Lava Jato. A informação é da coluna de Kennedy Alencar, no UOL. Na redes sociais, apoiadores do ex-presidente distribuem card com a mensagem “Lula já tem contra Moro o que Moro nunca teve contra Lula: provas”.

Continua após publicidade

O jornalista lembra que a Polícia Federal apreendeu e atestou, mediante perícia, a autenticidade dessa troca de mensagens, na chamada Operação Spoofing. “Nessas conversas, há evidências de que o então juiz Sergio Moro e procuradores da República, especialmente Deltan Dallagnol, corromperam o processo judicial no curso da Operação Lava Jato. Houve uma coordenação entre juiz e acusação para condenar Lula, o que é ilegal no direito processual penal”, explica Alencar.

Continua após publicidade

Segundo o colunista, nesta terça-feira, além de Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma, os ministros Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques também devem votar pela legalidade do compartilhamento de dados. Lewandowski foi quem liberou o acesso da defesa de Lula às mensagens. “Nos bastidores, fala-se da possibilidade de a ministra Cármen Lúcia também endossar o acesso da defesa de Lula às mensagens. Apenas Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, é tido como voto certo contra”, afirma ele, sobre os cinco integrantes da Segunda Turma do STF.

Continua após publicidade

Anular sentenças contra Lula

Continua após publicidade

Também em artigo publicado nesta segunda-feira (8), no jornal O Globo, o jornalista Demétrio Magnoli comenta o papel de Rosângela Moro, mulher e advogada do ex-juiz. Ela acionou o STF solicitando ao ministro Edson Fachin a revogação da liminar concedida por Lewandowski à defesa de Lula. O acesso às mensagens trocadas entre Moro e a Lava Jato podem agravar a suspeição de Moro. “A reclamação ilumina o desprezo do Partido da Lava-Jato pela verdade factual”, disse o jornalista, conhecido por sua oposição antipática a Lula e ao PT. “É dever do STF anular as sentenças condenatórias do líder petista tingidas pela mão de gato de Moro.”

Para Magnoli, a demanda da advogada ao STF pretende soterrar tanto a verdade factual quanto a juridica. “A guerra contra a verdade tem a dupla finalidade de evitar a desmoralização jurídica da gangue (da Lava Jato) e de conservar os resíduos de um projeto político envenenado pela associação de Moro com Bolsonaro.”

O colunista de O Globo encerra assim: “Na hora da morte da força-tarefa, o Partido da Lava-Jato conta com três fiéis militantes no STF. Mesmo assim, diante do grito das evidências, a manutenção integral das condenações tornou-se um sonho improvável. Circula, por isso, a ideia criativa de preservar, ao menos, o legado da interdição de candidatura de Lula. ‘In Fux We Trust’ (como comentavam os procuradores da Lava Jato): o compromisso imoral concluiria, melancolicamente, a trajetória de juízes que confundem a lei com suas próprias convicções políticas”.

Além de Lula, a soberania nacional

Em entrevista ao Brasil de Fato, o advogado Manoel Caetano alerta: “A gente evita comentar sobre outros processos, mas fica claro que as informações não dizem respeito apenas ao ex-presidente [Lula]: expõem uma ameaça à soberania nacional. Isso é até mais grave que a parcialidade – se é que podemos dizer assim.”

Professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, procurador aposentado e advogado da defesa do petista, Caetano critica a troca de mensagens com a equipe da Lava Jato. As conversas evidenciam a suspeição de Moro. E lembra que o procurador Deltan Dallagnol, então chefe da força-tarefa, antecipou a autoridades suíças os nomes de investigados pela Lava Jato. Sem formalizar nenhum acordo de cooperação internacional. “Ou seja, o Ministério Público de outros países teria acessado informações estratégicas sobre o Brasil sem permissão”, explica a reportagem do Brasil de Fato. “A defesa de Lula alega que a cooperação se deu de forma extraoficial e, por isso, acredita que seja possível anular os processos. A força-tarefa nega essa hipótese.”

Manoel Caetano reforça que os diálogos confirmam a parcialidade e a relação ilegal entre juiz e procuradores. Diante disso, a defesa do ex-presidente Lula pede no STF a anulação de todos os atos de Moro envolvendo o ex-presidente na Lava Jato.