Folia

Radinho BdF dá dicas para curtir o carnaval em casa

Brincadeiras, músicas e fantasias com materiais simples podem garantir a diversão de toda a família

Ouça o áudio:

Caetano Veloso, Roberta Sá, Bita, frevo e marchinhas dão o tom da folia nessa edição - Brasil de Fato

O carnaval de 2021 está um pouco diferente por causa da pandemia do coronavírus. Porém, as crianças mostram que não precisam de muito para festejar e brincar uma das datas mais populares do Brasil. O Radinho BdF ouviu algumas delas para saber como as famílias vão adaptar a folia para o ambiente doméstico. Na casa da Manuela Comin da Silva Santos, 6 anos, instrumentos musicais como o chocalho, pandeiro e o tambor estão sendo confeccionados a partir de materiais recicláveis. Os ritmos serão acompanhados de fantasia e brincadeiras.

E por falar em brincadeiras, a Lú Mota, da Casa do Brincar, trouxe várias opções como a construção de fantasias com papel e uma pintura corporal que acaba num banho bem gostoso ao som de marchinhas de carnaval.

O estudante Guilherme Farias Lindenbojm, de 12 anos, compõe a banda do bloco Mamãe eu Quero, que se apresenta em São Paulo. Apesar do cancelamento das festas e desfiles na cidade, a data não vai passar em branco para ele e os pais, que também tocam na banda: "Estamos pensando em fazer uma decoração maravilhosa de carnaval. Vamos fazer uma chamada por vídeo com todo mundo, vai ser muito legal. Coitado dos vizinhos, vão perder os ouvidos", brinca Guilherme ao se referir a apresentação dele e do pai no tamborim e da mãe no agogô. 

E no nosso Radinho BdF especial de carnaval teve até visita de alienígenas que ouviram o som da folia e vieram saber do que se tratava esse ritmo tão contagiante. A história Escola de Carnaval foi contada pela educadora e escritora Janete Marques, que se inspirou no poema Aula de Carnaval, de Ricardo Azevedo, para criar a contação. 

E claro que não poderia faltar muita música nessa edição com Caetano Veloso, Roberta Sá, Bita, Pato Fu, frevo e marchinhas de carnaval para os ouvintes entrarem no clima. 


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio