Reflorestamento

Plantar 100 milhões de árvores: confira a campanha do MST no programa Bem Viver

Nos próximos 10 anos, Movimento pretende plantar e documentar espécies de árvores pelo Brasil

Ouça o áudio:

Denominada "Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis", a campanha abrangerá todo o território nacional - Rafael Batista e Adilson Matos
Os dados de plantio serão disponibilizados para o público através do aplicativo de celular

O programa Bem Viver desta sexta-feira (12) destaca a campanha Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, iniciativa que favorece o meio ambiente e a produção sustentável de alimentos. O projeto é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e pretende plantar 100 milhões de mudas em território brasileiro nos próximos 10 anos. Além disso, as espécies plantadas serão contabilizadas a fim de documentar as atividades da campanha. 

:: Salles coloca 15% da Amazônia para “adoção” e deixa perguntas centrais sem resposta ::

Continua após publicidade

Os dados acerca das árvores plantadas pelos militantes do Movimento estão sendo disponibilizadas em um app. De acordo com Barbara Loureiro, uma das responsáveis pela campanha, "o aplicativo vem com o intuito de acompanhar o plantio de árvores em todo o país. Assim podemos acompanhar e sistematizar o que está sendo feito em cada estado".

:: Muvuca: conheça a técnica de plantio que germina saberes e biodiversidade ::

Barbara também destaca a possibilidade de maior interação entre os camponeses de diferentes estados através da troca de informações proveniente do campanha. 

Tecnologia contra a biodiversidade

O programa também abordou o lançamento do aplicativo do programa Titula Brasil, anunciado em dezembro do ano passado pelo governo federal e formalizado neste mês de fevereiro. Trata-se de uma portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que, basicamente, transfere a responsabilidade da regularização de terras para os municípios. 

:: Luta pela terra em tempo de pandemia: programa Bem Viver traz experiências pelo país ::

Auxílio emergencial

Movimentos populares e diversas entidades independentes cobram a retomada do auxílio emergencial, benefício que garantiu a subsistência de milhares de famílias durante a pandemia. Entretanto, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) está relutante em aprovar a volta dos pagamentos.

O professor José Moroni, membro do Instituto de Estudo Socioeconômicos (INESC), atua há 4 décadas na luta pelos direitos fundamentais e no apoio de movimentos populares. Em entrevista ao Brasil de Fato, ele explica a importância da continuidade de pagamentos e o impacto da suspensão do benefício.  

Carnaval

:: Alegria, liberdade e subversão: histórias e transformações do carnaval no Brasil ::

Neste ano, os foliões terão de aproveitar o carnaval em casa. Mas para que essa data não passe em branco, diversos bloquinhos irão acontecer na internet, como o tradicional Cariri um dos principais blocos de Olinda (PE). Para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, a maioria das cidades pelo país cancelaram o feriado. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Edição: Daniel Lamir