Coronavírus avança

Número semanal de mortes pela covid no Brasil é o segundo pior da pandemia

Média móvel de óbitos está acima de 1 mil desde 21 de janeiro e total de casos se aproxima de 10 milhões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Covid já infectado mais de 9,8 milhões de pessoas no Brasil. - Christiano Antonucci / Secom-MT

O Brasil registrou 7.520 mortes pela covid-19 somente na semana que se encerra neste sábado (13). O resultado é o segundo maior já confirmado no país em um período de sete dias. Cenário pior só foi observado entre os dias 19 e 25 de julho do ano passado, com um total de 7.714 óbitos.

Somente nas 24 horas entre a sexta-feira (12) e o sábado (13), o número de óbitos confirmados chegou a 1.043. Ao longo desta semana a média móvel de casos fatais subiu todos os dias. O cálculo é feito a partir da soma dos registros dos últimos sete dias, dividida por sete.

Há quase um mês, o resultado desse cálculo passa de 1 mil a cada 24 horas. É o segundo período mais longo de patamares dessa natureza. O total de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil já chega a 238.532.

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Ainda de acordo com a entidade, foram confirmados 44.299 novos casos da covid-19 somente neste sábado (13). Se continuar neste ritmo, o Brasil chegará a 10 milhões de contaminados ainda na próxima semana.

O total semanal de casos caiu pela quarta semana seguida. Ainda assim, permanece acima de 300 mil. Desde o registro do primeiro caso, em fevereiro do ano passado, mais de 9,8 milhões de pessoas pegaram a covid-19 no Brasil. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Mauro Ramos