Serve bem

De carne a sorvete: conheça um pouco mais sobre a versatilidade da jaca

Fruto da jaqueira pode substituir a carne de frango em diferentes preparações ou gerar um nutritivo sorvete

Ouça o áudio:

A carne de jaca é feita com a fruta ainda verde, para assegurar um sabor neutro - Tempero Alternativo
A jaca também é uma ótima pedida para fazer sobremesas, como sorvetes e compotas

É fácil conhecer alguém que, mesmo sem nunca ter provado, diz que não gosta de jaca por conta da aparência, da textura e até mesmo do cheiro.

Continua após publicidade

Mas, o fruto da jaqueira tem motivos de sobra para ganhar um voto de confiança daqueles que torcem o nariz só de ouvir falar dele.

Continua após publicidade

Para começar, por ser muito resistente a pragas, altas temperaturas e seca, a jaca é encontrada em abundância em diferentes regiões. 

:: A farinha que a mandioca nos dá ::

Continua após publicidade

A nutricionista e terapeuta de ayurveda, Raissa Faro explica que em alguns lugares, a fruta é muito importante para a segurança alimentar das pessoas.

Continua após publicidade

“Ela não é original daqui, ela veio com a colonização, tem origem na Ásia. Na Ásia e no Leste da África é considerada um alimento dos pobres e é consumida como se fosse uma hortaliça, ainda verde”, registra.

A importância da jaca é explicada também por seus valores nutricionais. Raissa Faro traz os detalhes. 

“Em 100 gramas de jaca, a gente vai encontrar de 1,2% a 1,9% de proteína, mas a gente encontra principalmente, carboidrato, de 16% a 25% de carboidrato. Lipídio é muito pouco, ou seja, gordura é muito pouco, cálcio a gente encontra bastante, magnésio, fósforo, potássio e algumas vitaminas também, como vitamina A, vitamina B1, B2, vitamina C e zinco”, detalha.

:: A comida como forma de alcançar o divino ::

Mas os argumentos e benefícios da jaca não param por aí. A fruta abre possibilidades para reinventar a nossa alimentação. Raíssa, por exemplo, explica que é possível fazer carne de jaca.

“A gente usa a jaca verde. Geralmente, a gente higieniza, lava ela toda por fora, com a casca mesmo. Basicamente, ou você vai botar a jaca inteira ou um pedaço da jaca na panela de pressão, vai deixar na pressão por mais ou menos, 20 minutos. Tiro da pressão, vai começar a tirar a parte de dentro, a polpa, com a ajuda de um garfo ou uma colher e essa polpa vai saindo de uma forma bem desfiada, vai parecer um frango desfiado”, explica.

:: Pastéis naturais feitos com sabedoria agroecológica fazem sucesso em Pernambuco ::

Raissa também lembra que é importante passar óleo, que pode ser de soja, em todos os utensílios que serão utilizados para fazer essa receita, como panelas, talheres, pia e inclusive, as mãos. Isso evita que o visgo da fruta grude em todas as peças.

E pensando que a jaca também é rica em proteína, a carne de jaca também pode ser uma opção para veganos e vegetarianos. Ela pode substituir a carne de frango em diversas preparações, como estrogonofe, salpicão, fricassê, escondidinho e a queridinha coxinha frita.

Além disso, a jaca também pode servir de ingrediente para diferentes sobremesas. Raissa traz uma dica bem bacana para o verão.

:: Tucupi: conheça o delicioso caldo extraído da mandioca brava :: 

“Dá para fazer um sorvete de jaca. Dá para você congelar a poupa e bater ela ainda congelada, ela vai ficar bem cremosa, para quem gosta do sabor da jaca é uma dica que é bem simples, bem barata e dá para fazer em casa, bem rapidinho”, sugere.

Vale lembrar que a jaca verde tem um gosto neutro, bem diferente de quando ela está madura, por isso, vai bem com qualquer tipo de tempero, basta soltar a imaginação e inovar nas receitas.

Edição: Daniel Lamir