Coronavírus avança

Mortes por covid: Brasil enfrenta período mais longo de médias diárias acima de 1 mil

Somente nesta sexta-feira (19), foram confirmados mais de 1,3 mil óbitos; total superou 244 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pacientes do Amazonas são transferidos para o Pará por falta de leitos disponíveis. - Ricardo Amanajas / Ag.Para

A média móvel de mortes por causa do coronavírus no Brasil está acima de 1 mil desde o dia 21 de janeiro. Durante esse período, o país chegou a registrar recorde no resultado. Em nenhum momento da pandemia, o dado ficou tanto tempo em patamares tão altos.

No mês de julho de 2020, considerado o mais negativo do Brasil até agora, a média ficou acima de mil entre os dias 3 e 28. O resultado é calculado a partir da soma de todos os casos dos últimos sete dias, dividida por sete. Nesta sexta-feira (19), ficou em 1.039.

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). De acordo com a entidade, houve a confirmação de 1.308 mortes em 24 horas. O total de casos fatais registrados em território nacional chegou a 244.765. 

O vírus já infectou 10.081.676 de pessoas no Brasil. Somente nesta sexta-feira (19),  51.050 pessoas no país receberam a notícia de que estão contaminadas.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS).

A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito