Coluna

Acostumado com tempos da caserna, Pazuello apresenta cronograma fictício de vacinação

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Pazuello imaginou que poderia divulgar e mandar pro noticiário um cronograma fictício de vacinação sem reação da sociedade - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Aprovamos uma lei que obriga o governo Bolsonaro a apresentar um plano para vacinar toda população

O general do Ministério da Saúde, mal acostumado com os tempos de caserna, quando o general fala qualquer coisa e cabo bate continência, imaginou que poderia divulgar e mandar pro noticiário um cronograma fictício de vacinação no Brasil, que liria iria passar quieto por todos sem provocar uma profunda reação. 

Continua após publicidade

Isso foi motivado pelo documento apresentado, divulgando o cronograma fictício de entrega de vacinas pelo ministério que, até hoje, só contratou duas vacinas para o país, se omitindo ou negando a oferta de 70 milhões de doses de vacinas da Pfizer, a oferta da Johnson com a vacina Jansen, a oferta da  Moderna e a oferta da Sputinik V, que desde junho do ano passado procura o governo federal pra construir uma parceria sólida principalmente da vacina aqui no Brasil.

Leia também: "Fora, Bolsonaro" : com falta de vacinas, manifestantes vão às ruas neste sábado

Além disso esse mesmo Ministério da Saúde solicitou apenas 10% de cobertura da população no consórcio da
Organização Mundial de Saúde (OMS), quando tinha opção de solicitar até 50%.

Esse documento foi também uma cobrança do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da solicitação nossa, enquanto parlamentar, e da bancada de deputados federais do PT e dos partidos de oposição para que o STF cobrasse o plano de vacinação do Ministério da Saúde.

O governo está sob pressão porque aprovamos no Congresso Nacional uma lei que obriga o governo Bolsonaro a desenvolver e apresentar um plano que garanta a vacinação de toda a população apta ainda este ano. 

:: Sete vezes em que Bolsonaro e seus aliados contribuíram para a falta de vacinas ::

O Brasil pode, tem condições, tem experiência pra atingir o que nós chamamos da meta agosto, vacinar até 
agosto, até o fim do inverno, toda a população brasileira apta a receber vacinas pra a covid-19.

São cerca de 160, 170 milhões de brasileiros, excluídos gestantes e crianças. Ou seja, precisaríamos
em torno de 340 milhões de doses até lá.

:: Butantan diz que atraso na vacinação reflete "completa falta de planejamento” do MS ::

É possível fazer isso incorporando todas as vacinas que já fizeram ofertas para o Ministério da Saúde. Infelizmente vamos fazer isso pela força do Congresso ou do Judiciário e sobretudo da mobilização da sociedade que não pode aceitar esse plano mentiroso, vazio, fictício, de um cronograma de vacinas a serem entregues ao Ministério da Saúde que não existe qualquer garantia pelos produtores pra isso.

Edição: Leandro Melito