PANDEMIA

Covid: PE alcança 70 mil vacinados com segunda dose, mas contaminação segue em alta

Casos da doença no estado mantêm uma “estabilidade na alta”, com uma média de 9.325 pessoas infectadas por semana

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Vacinação no estado teve início na faculdade de Ciências Médicas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, no Recife - Helia Scheppa

Desde o dia 18 de janeiro de 2021, quando iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19 em Pernambuco, foram aplicadas 329.925 doses, das quais 258.440 foram primeiras doses. No total, 70.894 pessoas já tomaram as duas doses necessárias para a garantia de índices mais seguros de imunização, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A vacinação ainda está na fase 1, que compreende a aplicação das doses em idosos acima dos 80 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados e pessoas com deficiência e idosos que vivem em instituições de longa permanência. Hoje, a população estimada no estado de acordo com o IBGE é de 9.616.621 milhões de pessoas. Na última quarta (17), após reunião com o Ministério da Saúde, foi anunciada a chegada de 400 mil doses nesta semana – sendo 320 mil da Corona Vac e 80 mil da Astrazeneca. 

Leia mais: São Paulo tem o maior número de pessoas em UTI com covid-19 de toda a pandemia

Mesmo com a campanha de vacinação, os cuidados contra a covid precisam ser mantidos, já que o número de casos diário no estado seguem altos. Neste domingo (21), 944 novos casos da Covid-19 foram confirmados. Agora, Pernambuco totaliza 290.500 casos da doença desde o início da pandemia. Os números mostram que os casos no estado mantém uma “estabilidade na alta”, já que desde a primeira semana de janeiro de 2021, a média semanal é de 9.325 casos, número próximo a semana com maior número em 2020, em julho, quando o estado registrou 9.994 casos.


Desde a primeira semana de janeiro de 2021, a média de casos semanais é de 9.325 no estado / Divulgação/SES PE

No estado, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI é de 85% na rede pública de saúde e a taxa de letalidade está em 3,8%, indicando um ritmo de queda. Até o momento, o Governo do Estado não anunciou nenhum tipo de retorno às medidas mais rígidas de isolamento como fechamento de estabelecimentos não essenciais, toque de recolher, barreiras sanitárias ou lockdown. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga