paz e união

Foco no diálogo: programa Bem Viver fala sobre a Campanha da Fraternidade de 2021

Em contrapartida ao ódio e à intolerância, campanha propõe discutir com fiéis sobre o diálogo e o amor

Ouça o áudio:

Arte da campanha busca ilustrar o caminho fraterno de diálogo e comunhão - ANEC Brasil
O tema da iniciativa é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”

Nesta terça-feira (23), o programa Bem Viver começa ressaltando a importância do diálogo para superar as desigualdades e violências, tema central da campanha ecumênica de 2021.

:: MST doa 2,8 toneladas de alimentos em Quedas do Iguaçu (PR) ::

A edição também entrevista o economista Matias Cardomingo sobre o retorno econômico para o país advindo do auxílio emergencial. Outras pautas trazem a situação de risco vivida por milhares de famílias acreanas em decorrência dos alagamentos e uma receita saudável e refrescante de salada no quadro Comida de Verdade

Pelo diálogo

O tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor". O objetivo da iniciativa segundo a pastora luterana Romi Bencken é  “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.

:: A tradição cearense da dança do coco pelas toadas de Mestra Edite ::

A líder religiosa vêm sofrendo difamação nas redes sociais pela promoção da campanha, assim como o  Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) onde a pastora é secretária-geral. Cerca de 200 organizações da sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA), lançaram uma nota de solidariedade à pastora luterana Romi Bencke e a CONIC. 

:: RS na pandemia: novo decreto determina suspensão geral de atividades das 22h às 5h ::

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa de igrejas cristãs e propõe um tema de discussão para os fiéis, com influência para toda a sociedade.

Auxílio emergencial

O Bem Viver entrevista o economista da Universidade de São Paulo (USP) Matias Cardomingo e  discute o impacto econômico proporcionado pelo Auxílio Emergencial.

:: Famílias acampadas protestam contra corte de água e ameaça de despejo em Alagoas ::

Além da diferença na vida de famílias que dependeram do auxílio para subsistência durante o período de isolamento social, a conversa destacou o impacto geral do programa, políticas de distribuição de renda, redução das desigualdades sociais, movimentação da economia e promoção do bem estar social.   

Alagamentos no Acre

Dez cidades acreanas, incluindo a capital Rio Branco, foram atingidas por alagamentos que já desabrigaram ou desalojaram milhares de famílias. Além das cheias e a pandemia do coronavírus, os cidadãos enfrentam também um surto de dengue.

:: Pazuello é alvo de inquérito por improbidade administrativa no combate à pandemia ::

A reportagem do Brasil de Fato conversou com Douglas Moura, morador de Sena Madureira. 

"Assim como foi na minha casa foi na dos meus vizinhos. Tem vizinho que dormiu e quando acordou a água já estava dentro da sua casa. Não deu tempo de tirar nada e eles perderam quase todas as coisas. Saíam mesmo só com a roupa do corpo", lembra Douglas que teve que deixar a própria casa.

Salada refrescante 

Como está sendo o seu cardápio nesse verão? Uma dica do Comida de Verdade, é apostar na inclusão de saladas em sua dieta, porque se trata de um prato que contribui para a hidratação do corpo e fortalece a digestão - além de proporcionar aquela refrescada em um dia quente.

:: Probióticos: conheça as bactérias que trabalham para promover a saúde do nosso corpo ::

Para isso, a cozinheira Leticia Massula ensina duas novas receitas de salada, um sunomono de pepino e um ceviche de jiló. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir