Fazendo as contas

Já está disponível para download o programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2021

Prazo de entrega da declaração de imposto de renda será entre 1º de março e 30 de abril

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O pagamento da restituição será dividido em cinco datas: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro
O pagamento da restituição será dividido em cinco datas: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Já está disponível, desde às 8h desta quinta-feira (25), o download do programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, na página da Receita Federal na internet. O período de entrega da declaração começa na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e segue até o dia 30 de abril. 

:: Entenda por que os pobres pagam mais impostos no Brasil ::

Neste ano, a Receita Federal espera receber aproximadamente 32 mil declarações, o mesmo que foi recebido em 2020. Cerca de 60% dessas declarações devem receber restituição de imposto, 40% não pagarão impostos. 

O pagamento da restituição será dividido em cinco datas: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Declaração pré-preenchida

Haverá a possibilidade, a partir do dia 25 de março, de acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para os contribuintes que têm login no Portal de Serviços Públicos do Governo Federal (Portal Gov.br). O documento estará disponível exclusivamente no serviço Meu Imposto de Renda.

:: Personagem em quadrinhos discute tributação dos super-ricos de forma didática ::

O contribuinte precisará recuperar as informações no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC), por onde o serviço Meu Imposto de Renda é acessado, salvar o documento na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

Por fim, para que o e-CAC recupere as informações, é necessário uma autorização. Quem tiver certificado digital pode acessar o serviço “Senhas e Procurações” e cadastrar a procuração dos dependentes no e-CAC. Aqueles sem certificado digital podem realizar o procedimento por meio do site da Receita Federal, no serviço “Procuração para acesso ao e-CAC”. Nesta última opção, no entanto, é necessário entregar documentos de dependentes na Receita Federal para comprovação das informações.

:: BdF Explica: o que é o imposto sobre grandes fortunas e como implementá-lo no Brasil? ::

Até então, a declaração pré-preenchida estava disponível somente para os contribuintes com certificação digital, vendida por aproximadamente R$ 200. 

Edição: Daniel Lamir