Pandemia

Brasil bate novo recorde e registra média de 1.205 mortes nos últimos 7 dias

Ao todo são 10.551.259 casos de pessoas infectadas e 254.942 de óbitos confirmados

São Paulo |

Ouça o áudio:

Ao menos 17 estados com com sistema de saúde com número de ocupação acima de 80% - Agência Brasil

Segundo dados do Conselho de Secretarias Estaduais da Saúde (Conass), o país registrou, nos últimos 7 dias, a média de 1.205 mortos por covid19. O número representa um novo marco na história da pandemia no país, que se iniciou há cerca de um ano.

A nova marca supera a de ontem, que era de 1.180 óbitos e surpreende, já que os números nos finais de semana tendem a ser mais baixos. No país, ao todo, são 10.551.259 casos de pessoas infectadas e 254.942 de óbitos confirmados. Nas últimas 24 horas foram registrados 721 novas vítimas do vírus e 34.027 novos casos.

A maior taxa de mortalidade até o momento é no estado do Amazonas. Ali, a cada 100 mil habitantes, 262 foram a óbito devido ao coronavírus. Outros estados com alto índices de mortes são Roraima, com 181 óbitos, a cada 100 mil habitantes, e Rio de Janeiro, com média de 191 mortos a cada 100 mil.

Em números absolutos, São Paulo segue concentrando a maior quantidade de vítimas. Até agora, foram 59.492 óbitos. Minas Gerais fica em segundo com 18.565 mortes.

O contexto de ascensão e descontrole da taxa de contágio acontece em um cenário de escassez de vacinas e unidades de saúde entrando em colapso. Ao menos 17 estão com o sistema de saúde com número de ocupação acima de 80%, que é a média considerada crítica pelo comitê Observatório COVID-19, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O que é o novo coronavírus?

 

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

 

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
 

 

Edição: Michele Carvalho