De olho nas redes

Programa Bem Viver compartilha dicas para segurança digital

Estamos cada vez mais conectados... Mas será que estamos mais seguros?

Ouça o áudio:

Cuidado ao disponibilizar seus dados pessoais na internet - Pixabay
Só em janeiro deste ano, 223 milhões de brasileiros tiveram seus CPFs divulgados na internet

O programa Bem Viver desta terça-feira (2) está disponível online. Além de ouvir rádio, por exemplo, na internet podemos efetuar compras, criar contas bancárias ou até mesmo realizar empréstimos. Dessa forma, é importante que as pessoas tenham noção de como seus dados compartilhados nas redes são valiosos. Para isso, o Bem Viver conversa com o especialista no tema, Diogo Moyses, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

:: Movimentos populares divulgam manifesto do 8 de março; conheça as pautas centrais ::

A edição também traz pautas como a história da viola caipira, um instrumento importante da cultura popular brasileira; dicas para melhorar a saúde através da inclusão de temperos na alimentação; além de atualizações acerca da legislação de garimpo em Roraima. 

Segurança digital

Coordenador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais, Diogo Moyses ressalta a importância de um olhar "desconfiado" ao navegar na internet. É preciso ter muito cuidado ao preencher formulários com informações pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo, número de telefone e endereço. Com esses dados, criminosos da internet podem realizar uma série de delitos graves.

:: Livro retrata história dos sem-terrinha na superação de desafios na luta pela terra ::

O entrevistado, que também é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), defende que o governo do Brasil não está preparado para garantir os direitos dos consumidores: “o fato de termos uma Autoridade Nacional de Proteção de Dados que levou mais de um ano para ser instalada, e ainda hoje possui um corpo técnico absolutamente limitado, é um sintoma de que o Brasil está vendo a banda passar e não está oferecendo instrumentos e garantias para os titulares desses dados”.

Viola caipira

Você sabe como a viola chegou ao Brasil? Este valioso artefato musical tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde.

:: O arroz nosso de cada dia também pode ser colorido::

A viola chegou em terras brasileiras pelas mãos dos jesuítas, que a tocavam para encantar os indígenas. Logo, os acordes se interiorizaram, e nas mãos dos trabalhadores do campo, foi denominado como viola caipira. 

Tempero do bem

Sirlene morais, assentada do Coletivo de Saúde na Região do município de Imbaú (PR), destaca a importância de incluir chás de ervas medicinais, pimentas e temperos na alimentação para melhorar a imunidade. 

:: Sociedade Paulista de Infectologia recomenda que governadores determinem lockdown ::

O açafrão por exemplo, é capaz de reduzir inflamações no organismo, enquanto o pó de gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório. Além de atribuir mais sabor para a sua refeição, com as plantas corretas você pode melhorar a saúde do seu organismo. 

Garimpo em Roraima

No ano de 2021, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou e sancionou um projeto de lei que liberava o garimpo de todos os tipos de minérios no estado. O governador de Roraima, Antônio Denarium (sem partido), foi o autor da proposta.

Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, no último dia 19, a suspensão da medida, que permitia que o garimpo fosse realizado mesmo sem estudo prévio e também englobava o uso de maquinário pesado e mercúrio, substância prejudicial para a natureza e vida humana.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir