Educação

Conheça no programa Bem Viver a "Escolinha da Esperança" criada por menina de 12 anos

Com livros doados e móveis que a mãe catadora recolheu do lixão, "Escolinha da Esperança" promoveu aula para 23 crianças

Ouça o áudio:

Sem acesso físico ou remoto a aulas, Érica Leal pediu doações e montou escolinha - Reprodução
Três a cada dez crianças em idade escolar não têm acesso ao ensino remoto no Brasil (Unicef)

O programa Bem Viver desta quarta-feira (03) começa com a história inspiradora de Érica Leal, de 12 anos, que mora no município de Coelho Neto (MA). Ela criou a “Escolinha da Esperança” ao ver seus colegas tristes pela impossibilidade de estudar a distância.

:: MST e parceiros doam seis toneladas de alimentos a 500 famílias de Ponta Grossa (PR) ::

A edição também destaca os fatores que provocam o ritmo lento lento de imunização contra a covid-19 no Brasil. Ainda na pauta, o Bem Viver apresenta as reinvindicações dos movimentos populares para este 8 de março e compartilha uma receita refrescante no quadro Comida de Verdade. 

Professora Érica

Com a suspensão das aulas presenciais devido ao coronavírus, muitas crianças ficaram impossibilitadas de manter os estudos. A falta de estrutura técnica ou acesso a internet é uma realidade que permeia diversas lares e comunidades brasileiras.

A jovem Érica Leal, de 12 anos, moradora de Coelho Neto (MA), há cerca de 400 km da capital do estado, São Luís, criou uma estrutura para manter as aulas na comunidade dela. 

:: Canetaço de Bolsonaro em janeiro tirou até R$ 9 bilhões da ciência e tecnologia ::

“Pensei em criar a escolinha porque vi que muitas crianças estavam sem ter aulas, vi que meus colegas estavam tristes (...) eu pedi livros para a tia Ivonete, para a tia Galega, para a Cristiane Bacelar e a gente foi montando a escolinha aos poucos”, conta Érica Leal.

:: Sem alarde, PEC 186 pode "transferir" recurso da ciência para amortização da dívida ::

Filha de uma catadora de materiais recicláveis, a mãe de Érica e sua irmã recolheram do lixão objetos que possibilitaram a criação do espaço de aprendizado. 

8 de março

A celebração do Dia Internacional da Mulher (8) mobiliza historicamente milhões de pessoas ao redor do planeta. Para a edição 2021, entidades populares publicaram um manifesto que destaca os principais demandas feministas no atual contexto. O Bem Viver acompanha as reivindicações. 

Ritmo lento

A escassez do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) - necessário para produzir doses de vacinas - é um dos motivos que interefrem na lentidão da imunização contra o coronavírus no Brasil. 

:: Pela 1ª vez desde o começo da pandemia, RS tem mais de 100% das UTIs ocupadas :: 

No país, a dependência de insumos estrangeiros - do mais básico ao mais complexo, é uma realidade vivida diariamente nos laboratórios e hospitais. 

De acordo com a pesquisadora Claudia Osório da Fundação Oswaldo Cruz, um dos fatores que ocasionam a situação crítica é a carência de  investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas, impossibilitando a independência brasileira na produção de insumos. 

Sopa para o verão

Esse verão está quente demais para experimentar uma sopinha? A cozinheira Leticia Massula ensina a preparar uma sopa fria de cenoura, no quadro Comida de Verdade, que vai muito bem com um suco de laranja. A combinação esbanja de vitamina D (laranja) e betacaroteno (cenoura), substâncias recomendadas por dermatologistas para manter uma pele bonita e saudável.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir