SINTONIZE

Radinho BdF conversa sobre a perda de alguém amado

Em tempo de tristes recordes de mortes pelo coronavírus, edição dedica espaço para falar sobre o luto

Ouça o áudio:

As mais diversas culturas espalhadas pelo mundo encaram o luto de maneiras diferentes - Pixabay
O luto é como um machucado bem forte: ele leva tempo e cuidado para cicatrizar

O Radinho BdF desta quarta-feira (03) aborda um tema um tanto delicado, mas que iremos lidar em determinados momentos da nossa vida: a perda de alguém que amamos, seja um animal de estimação ou um ente querido.

Nunca é fácil dizer adeus. A partida daquela pessoa ou animal querido deixa algo em nós: é como se fosse um machucado, e por isso, precisa ser cuidado para que possa cicatrizar. Da mesma forma que uma queda de bicicleta deixa uma marca em nossa pele, a pessoa ou animalzinho que se vai deixa um rastro em nosso coração: essa cicatriz, representa todos os momentos bons e aprendizados obtidos ao lado daquele ser especial.

O Bernardo Selerges de 11 anos, morador de São Caetano do Sul (SP), lidou com o luto ao perder sua bisavó. Dona da receita do pão de queijo mais delicioso que ele já provou, inúmeros foram os aprendizados que a bisa do menino proporcionou. "Quando fico com saudade dela, começo a pensar nos momentos que passamos juntos. Como minha festa de aniversário ou quando fazíamos pão de queijo " conta Bernardo, que compartilhou conosco a receita de sua família. 

A morte de alguém também pode ser algo difícil de entender. Mas é importante ressaltar, que nascemos, crescemos, envelhecemos e uma hora partimos. Faz parte do ciclo de vida de todas as espécies biológicas: plantas, árvores, animais e também seres humanos. Algumas mortes podem ser mais precoces, seja em decorrência de um acidente ou uma doença, como o coronavírus, que levou ao óbito milhares de indivíduos ao redor do planeta. 

Ana Flor possui 10 anos e vive em Atlanta, nos Estados Unidos. Ela perdeu seu peixinho de estimação, chamado Leite Leite. Para Ana Flor, foi uma perda dolorosa.... e como podemos lidar com essa perda?  Ana Lúcia Naletto, psicóloga que trabalha o tema da morte com crianças, explica que é importante dialogar e colocar para fora os sentimentos. As vezes podemos sentir raiva, outras vezes tristeza, mas sempre saudade: logo, é imprescindível recordar os momentos felizes para acalmar o coração. 

E você sabia que a forma de lidar com o luto varia de acordo com as culturas? Pois é, a maneira como os povos indígenas do Brasil enxergam a morte de um familiar, por exemplo, difere de como a morte é vista no México. Aliás, os mexicanos possuem o Día de los muertos (dia dos mortos), que ocorre no dia 02 de novembro e é uma das celebrações mais populares do país. Você pode saber mais sobre essa tradição mexicana no desenho animado Viva – A Vida É uma Festa (2017).

Esta edição do Radinho BdF contou com uma história emocionante narrada por Helena Nascimento, especialista em Estudos Étnicos e Raciais e escritora de histórias de literatura africana. E por fim, o que você acha de preparar um pão de queijo delicioso para acompanhar a história? Então confira a receita de Pão de Queijo da Bisavó do Bernardo Soares!

Ingredientes:

-4 ovos

-1 kg de polvilho azedo

-1 copo de óleo

-1 copo de leite

 -2 pires de queijo ralado

-1 copo de água

-Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque o polvilho em uma tigela e umedeça com água. Aqueça o óleo em fogo alto. Com o óleo bem quente, escalde o polvilho umedecido e misture bem. Aqueça o leite (não pode ferver) e despeje o leite morno na tigela. Continue misturando bem e após a mistura esfriar, junte os 4 ovos e misture novamente. Adicione o sal e o queijo ralado. Solve a massa por pelo menos 10 minutos. Unte uma forma e pingue com uma colher a massa. Leve ao forno de 200°C por 30 minutos ou até dourar. 


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Michele Carvalho