Minas Gerais

PELA VIDA

No 8 de março, mulheres cobram vacina, auxílio e impeachment de Bolsonaro

Atividades acontecem por todo o país. Em Minas, serão realizados um ato e um festival cultural, ambos virtuais

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Na foto, ato de colagem de lambes na Pedreira Prado Lopes, BH, realizado pelas mulheres do 8M Popular - Foto: Marcela Nicolas / Comunicação Levante Popular da Juventude

Está chegando o oito de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Para marcar a data e cobrar direitos, serão realizadas atividades virtuais por todo o país. Em Minas Gerais, no sábado (6), acontece um festival cultural online com mais de 20 apresentações culturais e, na segunda (8), atos simbólicos com intervenções de mulheres de diversas cidades mineiras. A programação será transmitida via Facebook [clique aqui] e Instagram [clique aqui]
 
O tema das manifestações deste ano é "Pela vida das mulheres! Vacina para todos com impeachment já!". Além da vacina e do impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido), as mulheres reivindicam o pagamento imediato do auxílio emergencial para a população.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::
 
De acordo com Letícia Peret, da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e Frente Brasil Popular, algumas das entidades organizadoras do 8M Popular, a crise sanitária, econômica e política vivida no Brasil impacta de forma particular a vida das mulheres, que na sociedade geralmente exercem a função de cuidado dos familiares.

"Nesse cenário, as mulheres são as primeiras a serem demitidas ou a ter que largar o emprego para cuidar de crianças e idosos que estão dentro de casa em isolamento", declara. Além disso, Letícia destaca o aumento desenfreado do custo de vida, com o crescimento do preço do gás, dos alimentos no mercado e também do desemprego. 
 
"Por isso o auxílio emergencial é absolutamente necessário, é urgente para a sustentação das casas, para ter o que comer. Mesmo que o valor seja baixo, essa foi uma conquista de muita pressão popular e foi fundamental para a sobrevivência de milhões de pessoas no Brasil", ressalta. 
 
As atividades do 8M exigem, ainda, a vacina rápida e gratuita para toda a população. “Bolsonaro tem um projeto de morte para o nosso povo e está nos colocando em risco, fazendo o possível para atrasar a vacinação. Está em curso o projeto que nega tudo o que a ciência pode oferecer como saída, que banaliza a morte, desmonta políticas sociais e agrava as condições de vida das mulheres, de todo mundo. Nos queremos vivas, com comida na mesa, com trabalho, cultura e lazer, com dignidade", afirma a integrante da MMM.
 
Veja os detalhes da programação:

 
“Festival pela vida das mulheres: vacina para todos com impeachment já”
 

●      Dia 6/3, de 16h às 18h30: mais de 20 apresentações culturais (música, poesia, teatro, circo, etc) da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, e Campo das Vertentes.

●      Participam também as parlamentares: vereadora Stefany Carli (PT), de Cataguases; vereadora Jamille Gomes (PT), de Viçosa; vereadora Dandara Tonantzin (PT), de Uberlândia; deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT); deputada estadual Leninha (PT); vereadora Macaé Evaristo (PT), de Belo Horizonte; vereadora Laiz Perrut (PT), de Juiz de Fora; co-vereadora Juliana da Coletiva (PT), de Belo Horizonte; vereadora Moara Sabóia (PT), de Contagem.

●      Transmissão no Facebook e Instagram

Atos simbólicos 

●     Dia 8/03: ao longo do dia acontecem manifestações em Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Araçuaí, Uberaba, Juiz de Fora, Barbacena, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Passos e Governador Valadares. Acompanhe no Facebook e Instagram.

Edição: Elis Almeida