Herança camponesa

Patrimônios: confira a importância das sementes crioulas no programa Bem Viver

As sementes crioulas são fontes de variabilidade genética, por isso são de grande importância para agricultura familiar

Ouça o áudio:

Enquanto os homens saiam para a caça, as mulheres foram as pioneiras da agricultura - Joka Madruga/Fotos públicas
Desde os primórdios da agricultura, as mulheres eram responsáveis pela seleção das melhores espécies

O programa Bem Viver desta sexta-feira (5) destaca o pioneirismo das mulheres na agricultura e seu importante trabalho na coleta e seleção de sementes crioulas.

Continua após publicidade

A edição também garante pautas sobre as reinvindicações do movimento feminista neste 8 de março e a confecção da quinta vacina cubana contra o coronavírus.

:: Brasil ultrapassa 260 mil mortos por covid; foram registradas 1.699 mortes em 24h ::

Em meio aos decorrentes casos de golpes financeiros no âmbito virtual, também é destaque uma ferramenta do Banco Central para monitoramento de movimentações financeiras suspeitas de serem feitas por golpistas. 

Momento Agroecológico

Você já ouviu falar em sementes crioulas? Elas são espécies que carregam a ancestralidade genética e a tradição cultural de diversas comunidades.

Na agricultura familiar, as sementes crioulas desempenham um papel de grande importância, sendo mais resistentes a estiagens e preservando uma riqueza de variabilidade genética.

:: Conheça no programa Bem Viver a "Escolinha da Esperança" criada por menina de 12 anos ::

As sementes crioulas guardam mais informações sobre a própria biodiversidade, e consequentemente, são mais fortes para lidar com a diversidade de ambientes, a exemplo de um solo com menor quantidade de nutrientes. 

Para a agricultora e cientista agrária do norte da Bahia, Naara Carvalho, a ancestralidade feminina na agricultura é primordial para o cultivo e preservação das sementes crioulas

:: Petroleiros vendem gasolina por R$ 3,50 a motoristas de app: "Preço justo é possível" ::

"As mulheres têm um papel fundamental na história da manutenção das sementes crioulas. Desde o início da agricultura foram as mulheres responsáveis por essa revolução agrícola. Pois os homens saíam de casa e as mulheres ficavam para coletar os frutos e selecionar as melhores espécies", registra.

Vale destacar, que a contaminação de sementes transgênicas em ambientes de sementes crioulas causa danos genéticos irreversíveis. 

8M: Dia Internacional da Mulher

Maria Fernanda Marcelino, integrante da Marcha Mundial de Mulheres e da Sempreviva Organização Feminista (SOF), conta como serão os atos no 8 de março deste ano.

:: 5G: Brasil seguirá dependente em tecnologia de ponta ::

Mesmo em casa devido a pandemia do coronavírus, as vozes femininas irão ecoar: "Mulheres na luta pela vida! Fora Bolsonaro, vacina para toda população e auxílio emergencial já!" como a pauta dos atos neste ano de 2021. 

De maneira virtual, uma série de eventos irão mobilizar milhares de pessoas por todo o Brasil neste 8M, discutindo temas históricos e reinvindicações do movimento feminista. 

Quinta vacina contra covid-19

O governo da Cuba anunciou nesta última quarta-feira (3), o inicio  do desenvolvimento do quinto imunizante contra o coronavírus, denominado Soberana 01A.

:: Leilão do 5G no Brasil sem veto à Huawei expõe fracasso da narrativa anti-China ::

A nova fórmula cubana contra a covid-19 busca diminuir os riscos de novo contágio em pacientes que já foram infectados com a doença. O país também possui outras quatro vacinas em distintas fases de testes.  

Golpe na internet

O Brasil e o mundo presenciam uma crescente incidência nos casos de golpes pela intenet, sendo a maioria deles de carácter financeiro. Com os dados pessoais da vítima, como seu CPF, endereço e data de nascimento, criminosos realizam transações bancárias e até mesmo empréstimos. Mas como saber se o meu CPF está sendo utilizado indevidamente por alguém?

:: Vazamento de dados: Brasil “vê a banda passar” e não garante direito dos consumidores ::

Um sistema do Banco Central permite acessar o histórico da relação de um nome com instituições financeiras. Para isso, é necessário acessar o site e checar se houve movimentação financeira suspeita. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir