Lutas populares

O protagonismo das mulheres contra a covid-19 é pauta no programa Bem Viver

Elas são 85% do quadro de enfermagem dos hospitais (Cofen) e se desdobram em jornadas triplas para derrotar o vírus

Ouça o áudio:

Trabalhadoras enfrentam sobrecarga de trabalho com risco iminente de contaminação - Governo do Sergipe

O protagonismo na linha de frente contra o coronavírus é um dos destaques do programa Bem Viver desta terça-feira (09). Enfermeiras, auxiliares e técnicas de enfermagem se desdobram em jornadas exaustivas diante do vírus e acumulam sobrecarga de atividades. 

A edição detalha também a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), célula-mãe da Lava Jato.

:: Começa o prazo para comprovar a documentação exigida para o Prouni ::

Outra pauta do programa apresenta a doação de parte do acervo de Paulo Freire a uma biblioteca em São Luís (MA). A cessão foi feita por Ana Maria Araújo Freire, viúva do pensador pernambucano.

O Bem Viver ainda garante espaço para a receita de kibe de beringela, atração do Comida de Verdade. 

Mulheres contra a covid-19

De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as mulheres representam 85% dos profissionais do quadro de enfermagem dos hospitais. Assim, em plena luta contra a covid-19, a presença feminina é predominante na administração de medicação dos pacientes, prestação dos primeiros socorros, cuidado na higienização dos leitos, além de apoio emocional e psicológico para os pacientes infectados por coronavírus e seus familiares.

:: Quando a linha de fronteira decide se as mulheres sobrevivem ou não ao aborto ::

Alva Helena de Almeida, enfermeira aposentada e mestre em saúde pública ressalta que "a importância da enfermagem é vital. Geralmente a mídia faz menção aos profissionais médicos, ou falam "os profissionais da saúde". Mas a enfermagem é a equipe responsável por operacionalizar toda a atenção a saúde de um ponto de vista mais próximo aos pacientes".

Em entrevista ao programa Bem Viver, Alva Helena de Almeida destaca a atuação feminina frente ao enfretamento do vírus e desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem, 

Anulação das condenações de Lula

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), célula-mãe da Lava Jato e ex-reduto jurídico do ex-juiz Sérgio Moro. O fato gerou grande repercussão e políticos de diferentes espectros se manifestaram pela punição de Moro, que chegou a assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

:: Dallagnol citou interferência de Cármen Lúcia para evitar libertação de Lula ::

Pensador brasileiro

Em 2021, Paulo Freire completaria 100 anos caso estivesse vivo. Uma das formas de representar o legado freiriano está sendo expressado por na Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. Ela comunicou que vai completar com doações o acervo de Paulo Freire da Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada no Centro Histórico de São Luís (MA).

:: Artigo | Paulo Freire: Um semeador da esperança e da libertação ::

Em entrevista ao Brasil de Fato, Nita revela que a doação ao Maranhão se deu pelas ações progressistas desenvolvidas ao longo do governo Flávio Dino (PCdoB), especialmente, pelo investimento na área da educação nos últimos anos.

Comida de verdade

Quer aprender uma receita fácil, com ingredientes baratos e que pode ser tanto um almoço quanto um lanche da tarde? Então conheça o preparo de um kibe de forno de berinjela, com a cozinheira Sayonara Salum.

:: Papelote de peixe: aprenda a fazer as trouxinhas que apuraram sabor e aroma ::

Além de se tratar de um prato saboroso e prático, é também uma opção vegetariana e saudável. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir