urucum

Urucum: Conheça o fruto que faz parte da cultura indígena brasileira

Além de ser usado como repelente e protetor solar, o condimento é um importante aliado da gastronomia

Ouça o áudio:

O fruto é rico em vitamina E e possui ações antioxidantes - EBC
O urucum tem propriedades medicinais, dá sabor na comida e faz parte de rituais

O urucum, essa fruta com sementes bem vermelhas foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa.

Seu nome, que vem do tupi, significa vermelho e é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria-prima para tintura, protetor solar e repelente.

Além disso, o urucum também está presente no preparo de deliciosos pratos.

:: Tucupi: conheça o delicioso caldo extraído da mandioca brava :: 

Tainá Marajoara é chefe de cozinha e indígena do Pará, e conta um pouco mais sobre as características do condimento, que vai além da função de um simples clorífico.

“O urucum só se torna um colorífico através de um não conhecimento do sistema branco ocidental gastronômico. Além de proposital subalternização daquilo que a gente trás como povos originários. Ele tem propriedades medicinais, dá cor e sabor na comida e faz parte de rituais da cultura indígena", explica.

O fruto é uma importante fonte de vitamina E que ajuda a fortalecer o sistema imune e previne doenças como alzheimer. Ele também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

Porém, especialistas alertam para contraindicações em casos de gestantes , pelo efeito abortivo.

:: Cambuci: da memória afetiva à preservação da Mata Atlântica :: 

A nutricionista, Raquel Pedruzzi, expõe mais propriedades do fruto, que apresenta uma série de vantagens para a saúde. 

"O urucum tem propriedades de diminuir o mal colesterol, diminuir a perda óssea e muscular e trata inflamações articulares. Conseguimos essas propriedades a partir de 10 gramas por dia", afirma.

A chefe de cozinha Tainá complementa dando dicas de como usar o urucum na preparação de vários pratos e indica os melhores lugares para adquirir o condimento.

:: A comida como forma de alcançar o divino ::

“Gosto de usar nas pimentas, mas só um pouquinho, porque ele é muito forte. Quando usar no feijão, coloque só um pouquinho dependendo do tamanho da panela", sugere. 

E para quem se interessou, mas não sabe onde comprar o urucum fresco, a chefe de cozinha dá uma importante dica.

"É só seguir aquele mandamento primordial, procure nas feiras agroecológicas, sempre com os agricultores, com os povos originários. Procure os produtores, porque são alimentos que vem de territórios de uso coletivo", defende.

 

 

 

 

 

Edição: Douglas Matos