SINTONIZE

Inspiração: crianças falam sobre a força das mulheres no Radinho BdF

"Trabalha e cuida de mim"; relatos ressaltam esforço das mulheres para trabalhar e dedicar atenção aos filhos

Ouça o áudio:

Registro de manifestação no 8 de março de 2018, em Belo Horizonte (MG) - Cinthya Oliveira
Quem é a mulher que enche seu coração de força e inspiração?

Na edição desta quarta-feira (10), o Radinho BdF dedica espaço para que as crianças falem sobre as mulheres que fazem parte de sua vida e alegram seu coração. Quem é a mulher que você admira? Ela é uma super heroína da televisão ou faz parte da sua família?

"Eu admiro a mamãe porque ela é bem sucedida, uma mulher inteligente, com vários amigos, lê muitos livros, trabalha e cuida de mim, do papai e meu irmão", relata Cléo Agostinho Cunha, 8 anos, que vive em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. 

:: O que é felicidade para você? Crianças respondem ao Radinho BdF ::

Quem também têm uma mãe admirável é o Inácio Conceição Santos de Araújo, de 10 anos, morador de Salvador, capital da Bahia: "admiro minha mãe pela garra dela e o que ela faz: ela é uma empreendedora e muito trabalhadora!"

Muitas crianças ressaltam o esforço diário de suas mães para trabalhar e cuidar das tarefas do lar, como é o caso da Cecília Scapin, 8 anos, de Indaiatuba (SP): "admiro muito minha mãe porque ela trabalha muito bem, cozinha, cuida de mim e da minha irmã, nos ensina o que é certo e errado, limpa a casa e faz muito mais!" Por isso, ela e todas mulheres devem ser tidas como "guerreiras muito fortes", maneira como Gabriela Bezerra, de 7 anos, descreve as mulheres de sua família.

Mas é importante ressaltar que todos que moram na casa são responsáveis pelas tarefas de limpeza e organização. Portanto, que tal sempre dedicar um tempo para ajudar a sua família nas tarefas? Assim você contribui com sua casa e aprende com quem você ama.

:: Radinho BdF conta a história do rádio :: 

O que significa o 8 de março? 

O oitavo dia do mês de março, ou 8M, é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Há muitos anos, nesta data, mulheres vão para as ruas reivindicar seus direitos e respeito. Outra pauta frequente é a igualdade de gênero, condição que coloca os seres humanos como iguais independente de seu gênero ou sexo. Para Maria Eduarda, de 6 anos, da cidade de São Paulo (SP), "tudo que os homens fazem as mulheres conseguem fazer".

E que tal conhecer um pouco da luta de guerreiras que não desistiram de seus sonhos?

A cientista Camila Malta Romano contou ao Radinho BdF a trajetória de três mulheres que fizeram contribuições importantes para as ciências biológicas, começando pela própria narradora: Camila Romano, cientista que atua no combate a covid-19. Ela, assim como muitas mulheres, está trabalhando arduamente para tentar conter o coronavírus, como é o caso das enfermeiras e outras profissionais da saúde.

:: Visibilidade: Portal Vós lança podcast para destacar trajetória de mulheres ::

Escritora brasileira

Helena Gonçalves, contadora do grupo Contadores de Histórias do Sótão, narra a trajetória de vida da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Seu livro de maior repercussão, Quarto de Despejo, foi publicado em 40 países e em 14 línguas diferentes.

A história de Carolina começa em Sacramento (MG) com um grande sonho: aprender a ler. Ela admirava quem lia o jornal e dizia "um dia eu vou aprender a ler" - e ela aprendeu! Logo, o gosto pela escrita foi crescendo e após muitos anos de desafios para poder publicar seus livros, as palavras de Carolina tomaram o mundo, transformando aquela menina sonhadora em uma das escritoras mais importantes da história da literatura brasileira. 

radinho-bdf_podcast_4.png
Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho