Resistência

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 10 de março de 2021

Decisão sobre Lula não se deve a Fachin, mas à luta política travada pelas forças democráticas, diz cientista político

Ouça o áudio:

#EfeitoLula ficou entre as principais hashtags em função da mudança radical de discurso de Bolsonaro em relação à pandemia, após discurso de Lula nesta quarta (10) - Ricardo Stuckert

A edição desta quarta-feira (10) do Jornal Brasil Atual tem como destaque a entrevista coletiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante as mais de três horas em que falou Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre as crises que o país enfrenta, criticou Jair Bolsonaro e convocou diferentes forças políticas para trabalhar pela saída do atual presidente da República. O jornal conta com a participação do repórter Cosmo Silva, que participou da coletiva, e do professor de ciência política da ufrj e coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira, Josué Medeiros, para analisar a repercussão da fala do ex-presidente.

Medeiros afirmou que a reviravolta política desta semana não começa no Supremo Tribunal Federal (STF): "A decisão do [ministro Edson] Fachin não foi uma decisão dele, não podemos interpretar como se ele, juridicamente, tivesse feito uma reinterpretação ou tivesse percebido o erro; essa decisão é fruto de uma política que as forças democráticas brasileiras vem travando há 4,5 anos".

O cientista político destaca a importância de as denúncias contra as ilegalidades e abusos da Lava Jato terem ecoado para além da esquerda. "Foi uma luta política molecular que foi se ampliando: ela começou restrita à esquerda, ao PT, aos movimentos sociais, aos outros partidos de esquerda, e foi se ampliando e atingindo setores médios, figuras como Reinaldo Azevedo por exemplo, que é um dos responsáveis pelo sentimento do antipetismo, e que hoje defende a liberdade do presidente Lula. Isso deixa a lição de que a luta política faz diferença, e a luta que Lula travou pra provar sua inocência é que gerou essa mudança", afirmou Medeiros. A entrevista começa a partir do minuto 23 do jornal.

Confira os outros destaques do dia e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos