GOLPE DE ESTADO

Justiça decreta quatro meses de prisão preventiva à ex-presidenta da Bolívia

Jeanine Áñez e dois ex-ministros são acusados de terrorismo, conspiração e separatismo

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Jeanine Áñez recebeu visitas de sua defesa depois de ter sido detida na última sexta-feira (12), acusada de terrorismo, conspiração e sedição. - La Razon

A Justiça boliviana decretou, no último domingo (15), quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidenta Jeanine Áñez e dois ex-ministros Alvaro Coimbra (Justiça) e Rodrigo Guzmán (Energia). Todos foram acusados pelo Ministério Público de terrorismo, conspiração e sedição.

A detenção preventiva foi decretada por risco de fuga e obstrução do processo. A decisão foi anunciada em uma audiência que durou mais de 10 horas, na qual a Procuradoria havia solicitado seis meses de prisão para Áñez e seus ex-funcionários.

Leia mais: MP da Bolívia emite ordem de prisão contra Jeanine Áñez e 4 ex-ministros golpistas

O ministro de Justiça e Transparência, Iván Lima, anunciou que irá apresentar nesta segunda-feira (15) quatro processos de crimes de responsabilidade cometidos por Áñez e seu gabinete. As novas denúncias se somarão à investigação sobre o massacre de Sacaba e Senkata, que deixou 21 mortos durante protestos contra o golpe de Estado, em novembro de 2019.

"O que estamos buscando é uma pena de 30 anos, porque aqui houve massacres sangrentos, famílias que ficaram sem pais, mães que perderam seus filhos", afirmou o ministro em entrevista à Bolívia TV.

Os familiares das vítimas de Sacaba e Senkata celebraram a prisão. "É um triunfo. Sentimos que a justiça está chegando, que tardou, mas vai chegar", relataram em entrevista a meios de comunicação bolivianos.

O ministro de Governo Eduardo del Castillo também reiterou que não se trata de perseguição política, e sim de justiça.

"Há que deixar claro que este governo democraticamente eleito não está perseguindo politicamente a ninguém, o que está fazendo é que exista justiça em nosso país", declarou.

:: Retorno do MAS abre caminho para apuração dos crimes do governo golpista da Bolívia ::

 

* Com informações de Russia Today, La Razón e Agência Boliviana de Informação

Edição: Rebeca Cavalcante